Simulador: APS aconselha proprietários a "revisitar" os seguros da casa

No caso concreto das apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) recorda que o Simulador para o Cálculo de Custo de Reconstrução de Imóveis (SCRIM) se encontra disponível, de forma digital e gratuita para apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
05/01/2022 10:40 ‧ 05/01/2022 por Notícias ao Minuto

Casa

Seguro habitação

No arranque deste ano novo, os proprietários devem revisitar os seus contratos de seguro, verificando as coberturas contratadas, nomeadamente as relacionadas com fenómenos da natureza, e atualizando os capitais seguros. O conselho foi dado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) que relembra o uso do seu simulador digital e gratuito para ajudar a calcular o valor de referência para a reconstrução do imóvel.

No caso concreto das apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, a APS recorda que o Simulador para o Cálculo de Custo de Reconstrução de Imóveis (SCRIM) se encontra disponível, de forma digital e gratuita para apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar.

De acordo com o comunicado enviado aos jornalistas, o SCRIM está concebido para ajudar o tomador do seguro a realizar a projeção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro.

Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador, como a área, qualidade, localização, arquitetura e outros elementos caracterizadores do imóvel, é calculado um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fração com um padrão equivalente, explica a APS.

O valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro, no caso de a fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente, sublinhe-se.

De realçar que os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos, ou seja, os tomadores não estão obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel.

Faz ainda sobressair o mesmo documento que, disponível através do 'site' da APS, este simulador conta, desde o seu lançamento oficial, com cerca de 100 mil visitas.

Leia Também: Capital seguro das habitações deverá subir 4,8% no 1.º trimestre de 2022

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas