O índice de preços de compra do idealista, divulgado esta quinta-feira, revela que os preços das casas desceram 0,9% no primeiro mês do ano, com o valor mediano a situar-se nos 2.304 euros por metro quadrado (euros/m2).
"Durante o mês de janeiro, os preços das casas desceram em quatro regiões do país. A liderar as descidas, encontra-se a Área Metropolitana de Lisboa (-1%), seguida pelo Alentejo e Norte (-0,3% em ambas regiões) e pela Região Autónoma dos Açores (-0,2%)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Por outro lado, segundo o portal, os preços das casas subiram no primeiro mês do ano no Algarve (0,9%), Centro (0,8%) e Região Autónoma da Madeira (0,5%).
A Área Metropolitana de Lisboa continua a liderar, sendo a região do país mais cara para comprar casa, com o preço de 3.314 euros/m2. Segue-se o Algarve (2.625 euros/m2), Norte (1.923 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (1.914 euros/m2).
Do lado oposto da tabela, onde os preços são mais baixos, encontram-se a Região Autónoma dos Açores (1.045 euros/m2), o Alentejo (1.105 euros/m2) e Centro (1.196 euros/m2).
Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista são "analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista", além disso "são eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado", indica a plataforma.
Leia Também: Covid-19. Eis os prazos para pedir os apoios extraordinários em fevereiro