Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Oleiros referiu que o documento faz um diagnóstico das carências existentes, dos recursos e das soluções complementares que pretendem dar uma resposta integrada e eficaz em matéria de habitação.
"A ELH de Oleiros sinalizou 59 agregados familiares e identificou 113 pessoas que apresentam situações de carência habitacional e financeira", lê-se na nota.
O documento prevê um investimento total na ordem dos cinco milhões de euros para concretização desta estratégia no prazo de seis anos.
"Este documento é essencial para garantir o acesso a diversos programas de financiamento, com benefícios diretos no parque habitacional concelhio e na resolução das necessidades efetivas das nossas gentes", afirmou o presidente do município, Fernando Marques Jorge.
O autarca sublinhou ainda que o município de Oleiros pretende solucionar estes problemas através de respostas que podem passar por reabilitação de edifícios em mau estado de conservação.
O restante aglomerado habitacional mapeado e vertido no documento será auxiliado no acesso ao programa 1º Direito à Habitação ou a outros mecanismos de apoio.
Para a elaboração da ELH, a Câmara de Oleiros contou com a colaboração de entidades locais, como as Juntas de Freguesia, que participaram no processo de levantamento das situações de carência habitacional, cumprindo-se assim os requisitos de desenvolvimento desta estratégia.
Leia Também: Esta é a classe de produto com mais presenças em folhetos promocionais