Os últimos dias ficaram marcados pela passagem de uma grande nuvem de poeira do deserto do Saara vinda do norte de África, o que significa que os espaços exteriores das nossas casas estão mais sujos do que o normal.
Nesta senda, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) preparou um conjunto de dicas para janelas, varandas e parapeitos sem pó. Tome nota:
- Comece por enrolar e pendurar os cortinados para os afastar da área onde está a trabalhar.
- Depois, aspire os parapeitos e as calhas das janelas.
- Passe, depois, com um trapo húmido para agarrar o pó maior em todas as superfícies. Pode usar uma T-shirt ou um pijama velhos, desde que os tecidos sejam macios e absorventes.
- Em seguida, use um bom produto limpa-vidros e seque bem para evitar manchas. Em alternativa, junte cem gramas de perborato de sódio ou 30 mililitros de vinagre a um pequeno balde com água quente e limpe com um pano de camurça. Uma borracha limpa-vidros (também conhecida por rodo) é útil para abranger grandes extensões de cada vez e pode funcionar em janelas maiores. Limpe-a após cada passagem.
- Limpe o vidro já lavado e seco com papel de jornal amarrotado, o que lhe dá um brilho extra e elimina os pelos persistentes.
- Evite limpar as janelas quando estiver a bater o sol, pois a luz solar seca-as mais rapidamente, o que pode originar manchas.
- Para limpar os estores, comece por aspirar recorrendo à escova macia do aspirador.
- Depois, a limpeza com um detergente lava-tudo e um pano macio deverão ser suficientes para conseguir bons resultados.
- Se tiver mesas ou cadeiras na varanda, comece por limpá-las com um pano levemente húmido para agarrar o pó.
- Depois, aplique o produto para madeiras, se for esse o material, ou uma solução com detergente para a loiça, caso se trate de mobiliário de plástico. No caso da madeira, assegure-se de que o móvel fica bem seco, depois de limpo.
Leia Também: Retomada circulação no Metro de Lisboa após greve de trabalhadores