Um homem, de 37 anos, foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), ao final da tarde de domingo, em Leiria, depois de invadir uma casa, onde reteve três menores. O suspeito já tinha entrado numa escola da mesma cidade na sexta-feira e tinha assediado uma jovem, de 16 anos, confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte policial.
De acordo com a mesma fonte, esta última ocorrência teve lugar por volta das 19h00 de ontem. O homem, que estaria no interior do prédio onde tudo aconteceu, aproveitou que os menores se iam deslocar à residência e, com recurso a uma atitude intimidatória, conseguiu entrar.
Posteriormente, não deixou as crianças sair e reteve-as na habitação. Não as agrediu, mas amedrontou-as. A situação durou longos minutos, até que um dos menores conseguiu alertar a mãe e o padrasto por mensagem.
Quando os adultos entraram na casa, o homem estava sentado na cozinha, com uma faca - que já lá estava - à sua frente. O padrasto viria a conseguir manietá-lo e, já depois de ser alertada a PSP, o suspeito foi detido.
Homem tinha entrado em escola e assediado aluna
Contudo, este indivíduo, que não estará com todas as suas "faculdades mentais", já é conhecido das autoridades e da população. Na última sexta-feira, tinha conseguido entrar na Escola Secundária Domingos Sequeira, onde perseguiu e assediou sexualmente uma aluna, que se conseguiu refugiar na casa de banho.
Foi transportado ao Hospital Santo André para uma avaliação psíquica, mas recebeu alta hospitalar. Foi presente a um procurador do Ministério Público, que determinou que não fosse detido. Foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.
Ao Notícias ao Minuto, fonte da PSP explicou que o homem tem perseguido pessoas na rua, sobretudo mulheres, e tem invadido estabelecimentos e autocarros, gerando já uma sentimento de alarme social.
O homem, estrangeiro, está legalmente em Portugal, e será presente amanhã a tribunal.
Os meios locais dizem que o suspeito está referenciado pela prática de vários crimes, nomeadamente violação de domicílio, ameaça, burla, importunação sexual, furto qualificado e roubo, e que já no dia 3 de fevereiro tinha sido detido, tendo ficado sujeito a apresentações diárias após ser presente a primeiro interrogatório judicial.
Leia Também: Peão morre atropelado por carro despistado. Condutor estaria alcoolizado