Cozinha. Afinal, quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia?

Saber quais são os eletrodomésticos que consomem mais energia pode ser uma forma de fazer uma gestão mais eficiente dos mesmos e, deste modo, poupar algum dinheiro. 

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/05/2022 09:50 ‧ 06/05/2022 por Notícias ao Minuto

Casa

eletrodomésticos

 

Quer reduzir a fatura da eletricidade, mas não sabe por onde começar? Chegou ao artigo certo. Saber quais são os eletrodomésticos que consomem mais energia pode ser uma forma de fazer uma gestão mais eficiente dos mesmos e, deste modo, poupar algum dinheiro. 

"Caso esteja mesmo empenhado em reduzir o valor das suas despesas domésticas, convém pensar numa estratégia a longo prazo, e isso passa não só por adquirir eletrodomésticos energeticamente mais eficientes como também por perceber quais são aqueles que consomem mais energia  e que, consequentemente, têm um custo de utilização mais elevado", diz a empresa de comparação de tarifas Selectra

Nesta senda e no sentido de ajudar o consumidor a fazer escolhas mais eficientes, a Selectra fez uma estimativa de qual o preço por hora de utilização dos eletrodomésticos de cozinha que utiliza para refrigerar e aquecer comida, tendo em conta a sua potência elétrica comum:

Notícias ao Minuto Estimativa do preço em cêntimos por hora de utilização dos eletrodomésticos© Selectra

"Segundo os dados da tabela, de todos os aparelhos que servem para confeccionar comida, o microondas é consideravelmente o mais económico de todos, independentemente da tarifa energética que tenha contratada. Porém, se tiver de optar por utilizar o forno ou a placa elétrica, o conselho que a Selectra deixa é o de optar pelas horas de vazio (22h-8h) no caso de ter uma tarifa bi-horária, e preparar logo várias refeições, de modo a rentabilizar ao máximo a energia utilizada por estes eletrodomésticos", adianta ainda a Selectra.

[Notícia atualizada às 08h23 do dia 10 de maio de 2022.]

Leia Também: Gestão familiar: Oito dicas para poupar na cozinha

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas