O Papa Francisco já foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, confirmou o Vaticano, que também divulgou algumas fotografias do momento. A cerimónia, que durou cerca de meia hora, decorreu à porta fechada.
"O ritual teve lugar de acordo com as prescrições do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, presidido pelo cardeal Camerlengo, na presença das pessoas indicadas na Notificação Relevante do Escritório de Celebrações Litúrgicas e dos parentes do Papa falecido e foi concluído às 13h30 [12h30 em Lisboa]", revelou o Vaticano, num comunicado.
Pelo menos 400 mil pessoas assistiram este sábado ao funeral do Papa, incluindo fiéis reunidos na Praça de São Pedro e ao longo da procissão pelas ruas de Roma, avançou o Ministro do Interior de Itália. Este número revê em alta os anteriormente dados pelas autoridades.
Após a cerimónia na praça de São Pedro, o caixão de Francisco foi trasladado para a basílica romana de Santa Maria Maior, onde o Papa declarou, no seu testamento, que queria ser sepultado.
Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de pontificado. Nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.
A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.
Portugal decretou três dias de luto nacional.
Leia Também: Pelo menos 400 mil pessoas participaram hoje no funeral