A Basílica de São Pedro, onde se encontra o corpo do Papa Francisco, já encerrou ao público e segue-se agora o fecho do caixão, que será transferido amanhã, sábado, para a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, logo depois das cerimónias fúnebres na Praça de São Pedro, no Vaticano.
A Basílica de São Pedro, que recebeu milhares de pessoas ao longo dos últimos dias para o último adeus ao Papa Francisco, fechou as portas pelas 19h00 locais desta sexta-feira (18h00 em Lisboa).
A cerimónia do fecho do caixão, que deverá ocorrer pelas 20h00 locais (19h00 em Lisboa), será fechada ao público e não será transmitida.
O túmulo que acolherá o corpo do religioso argentino na Basílica de Santa Maria Maior foi feito em mármore de origem da Ligúria, região no noroeste de Itália, e apresentará a inscrição 'FRANCISCUS', o nome do Papa em latim, e a reprodução da sua cruz peitoral.
Ficará localizado numa das naves laterais da basílica, entre a Capela Paulina (onde se encontra o ícone bizantino do século VI Salus Populi Romani, que retrata Maria com Jesus ao colo) e a Capela Sforza, junto ao altar de São Francisco.
O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de pontificado. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.
A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Cardeal espera que "wi-fi" do Espírito Santo seja "fácil de descobrir"