Uma carta escrita a bordo do Titanic por um dos sobreviventes do naufrágio de 1912, dias antes do acidente, foi vendida por 300 mil libras (cerca de 350 mil euros) num leilão, este sábado.
Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), a carta foi escrita por Archibald Gracie, um vendedor que viajava na primeira classe do navio.
Na nota, enviada ao seu tio-avô a 10 de abril de 1912, o sobrevivente parece ter tido uma premonição do que viria a acontecer dois dias depois.
"É um belo navio, mas vou esperar pelo fim da minha viagem para o julgar", escreveu.
A carta foi vendida a um colecionador privado dos Estados Unidos pela leiloeira Henry Aldridge & Son, em Wiltshire, Inglaterra. A estimativa inicial era de 60 mil libras, mas o documento foi arrematado por um valor cinco vezes superior.
A letter written by one of the most well-known survivors of the Titanic disaster is expected to sell for up to £60,000 at auction.
— ITV News West Country (@itvwestcountry) April 23, 2025
Colonel Archibald Gracie wrote the famous book The Truth About The Titanic, detailing his experiences onboard the ill-fated liner, which sank… pic.twitter.com/mqRJnbDbnL
Gracie saltou do Titanic e conseguiu subir para um barco dobrável virado, acabando por ser salvo por outros passageiros a bordo de um bote salva-vidas e levado para o R.M.S. Carpathia. Quando regressou a Nova Iorque, escreveu 'The Truth about the Titanic', um relato das suas experiências.
Leia Também: De Rose no Titanic a Armstrong na Lua: "Se o Snapchat existisse"