São já 25 mil o n.º de palestinianos deslocados de campos na Cisjordânia

Cerca de 25 mil palestinianos foram deslocados à força dos acampamentos de refugiados de Nur Shams e Tulkarem na sequência da operação do exército israelita na Cisjordânia, comunicou hoje o comité de meios de comunicação local.

Notícia

© ZAIN JAAFAR/AFP via Getty Images

Lusa
26/04/2025 20:23 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O número de deslocados dos acampamentos de Nur Shams e Tulkarem ascende a 25 mil depois de as forças de ocupação terem forçado mais famílias a retirarem-se dos seus lugares nos campos", refere o comunicado do comité local.

 

A operação "Muro de Ferro" de Israel, que começou a 19 de janeiro no acampamento de refugiados de Yenin e que se estendeu a outras zonas no norte da Cisjordânia, cumpre hoje 90 dias no campo de Tulkarem e 77 no de Nur Shams.

Israel ordenou que 14 famílias abandonassem as suas casas nos bairros orientais de Tulkarem entre os dias 20 e 21 de abril, segundo o gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Em 2023, a agência da ONU para os refugiados palestinianos estimava serem cerca de 14 mil os habitantes de Nur Shams e 28 mil os do campo de Tulkarem.

O comité local denunciou que o exército israelita fechou a entrada na zona este da cidade, adjacente ao acampamento de Nur Shams, assim como uma parte da estrada Nablus, que leva até ao acampamento.

No total, o exército israelita destruiu 396 casas nos dois campos de refugiados e outras 2.573 ficaram parcialmente destruídas.

Leia Também: Palestiniano acusa colonos de incendiar propriedades na Cisjordânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas