João Ribas demitiu-se do cargo de diretor artístico do Museu de Serralves, no Porto, depois de a administração ter limitado, a maiores de 18 anos, algumas das fotografias captadas pela lente de Robert Mapplethorpe.
O responsável, que era também curador da exposição, queixa-se da intromissão da administração que colocou algumas das imagens - as que continham nudez e sexo explícito - numa sala reservada a maiores de 18 anos, afirmando ainda que houve fotografias que não puderam ser expostas.
Antes da inauguração da exposição, que ocorreu na última quinta-feira, dia 20, João Ribas havia afirmado que não haveria qualquer tipo de "censura" às imagens, até porque as mesmas já tinham estado expostas em alguns dos melhores museus do mundo.
O então responsável sublinhou ainda que Mapplethorpe, apesar de já ter morrido, continua a ser "influente na fotografia contemporânea" e é respeitado a nível mundial.
No entanto, um dia depois da inauguração, João Ribas apresentou a sua demissão depois a exposição ter ido contra aquilo que tinha defendido.
Veja acima as imagens.