Poeta Maria do Rosário Pedreira participa no Hay Festival na Colômbia

A poeta Maria do Rosário Pedreira participa no encontro literário Hay Festival, em Cartagena das Índias, na Colômbia, foi hoje anunciado pela sua editora.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/01/2019 21:04 ‧ 28/01/2019 por Lusa

Cultura

Literatura

O festival abre na quinta-feira e prolonga-se até sábado, sendo Maria do Rosário Pedreira "a única autora portuguesa a participar no encontro literário", segundo a editora.

Poeta, autora de livros para a infância como 'A Minha Primeira Amália' (2012) e de romances, designadamente 'Alguns Homens, Duas Melheres e Eu' (2002), Maria do Rosário Pedreira participa também como editora, trabalho que desenvolve no grupo editorial LeYa.

Maria do Rosário Pedreira vai participar, entre outros eventos, na Gala de Poesia do Hay Festival, ao lado dos colombianos Cecilia Balcázar, Winston Morales Chavarro e Piedad Bonnett, dos romenos Mircea Cartarescu e Ioana Nicolaie, da argentina Tamara Kamenszain, e dos espanhóis Luna Miguel e Manuel Vilas.

Segundo a mesma fonte, a autora "representa Portugal em duas outras sessões: uma dedicada ao seu trabalho como editora, intitulada 'Bibliodiversidade -- o labor do editor', com o espanhol Enrique Redel, editor da Impedimenta, e com Alvaro Lasso, fundador e diretor da editora peruana Estruendomudo, um dos projetos literários de maior referência na América Latina", e numa outra, dedicada ao público infantil, na qual falará sobre o seu conto 'A Biblioteca do Avô'.

Está ainda previsto a apresentação, por Jerónimo Pizarro, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia, da antologia de Maria do Rosário Pedreira 'Y Amores Imperfectos', publicada pela editora colombiana Puro Pássaro, com tradução de Nicolas Barbosa e Pedro Rapoula.

Esta antologia é uma seleção de poemas de Maria do Rosário Pedreira, a partir da sua antologia 'Poesia Reunida' (2012).

A poeta é cantada, entre outros, por Carlos do Carmo, Aldina Duarte, Ricardo Ribeiro, Salvador Sobral, Carminho, António Zambujo e Ana Moura.

O ano passado fez parte do grupo de autores que participou na Feira do Livro de Guadalajara, no México, edição na qual Portugal foi o convidado de honra.

Nesta edição do Hay Festival na Colômbia, que começa na quinta-feira, o destaque são "os ativismos do século XXI", e entre as participações, além da autora de 'O Canto do Vento nos Cipreste', e da advogada iraniana, ativista dos Direitos Humanos, Shirin Ebadi, distinguida com o Nobel da Paz em 2003, está previsto a romancista e ensaísta nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, da escritora britânica Zadie Smith, entre outros.

O painel de participantes inclui ainda a escritora e professora universitária chilena Diamela Eltit, a jornalista mexicana Lydia Cacho e a atriz Bianca Jagger.

O Hay é um dos eventos literários globais, e além do festival que se realiza no Reino Unido, o evento acontece na Colômbia, Espanha, México, Peru, Chile, Dinamarca, Maldivas e Croácia.

No passado, a sua edição colombiana contou com a presença de autores portugueses como José Tolentino Mendonça, Nuno Júdice, Afonso Cruz, Filipa Leal ou Valter Hugo Mãe.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas