'Camões conseguiu escrever muito para quem só tinha um olho' é o título do livro de Lúcia Vaz Pedro que chegará às livrarias no dia 18 de setembro. O título parece-lhe sugestivo? A frase foi proferida, na verdade, por um aluno numa aula de português.
Passemos a explicar. A autora é professora do ensino secundário de Português e Francês, na Escola Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia e, certo dia, a meio da aula, um aluno levanta uma dúvida: "Professora, como é que Camões conseguia escrever tanto só com um olho?"
Mas esta não é a única história caricata que Lúcia Vaz Pedro tem para contar. Analisando o Auto da Barca do Inferno, à questão 'Indica o símbolo cénico do Judeu e explica a sua simbologia', o aluno responde: "É o body e serve para o judeu não ir nu para o Inferno". O aluno, claramente, confundi bode com body.
Esta professora de Português há mais de 25 anos compilou, neste livro, alguns dos erros que foi colecionando em sala de aula, testes e exames nacionais, apresentando ainda a devida correção e explicação.
Acredita Lúcia Vaz Pedro que é rir 'é o melhor remédio' e é possível rir enquanto se ensina a falar e a escrever em bom português. Este foi, aliás, o mote deste livro.
© Manuscrito
O livro, com chancela da Manuscrito, tem 288 páginas e o preço recomendado de 14,90 euros.