Em comunicado, divulgado um dia depois da notícia de que o antigo secretário de Estado da Cultura Miguel Honrado iria sair do cargo que ocupava na administração da Fundação Centro Cultural de Belém para substituir Mega Ferreira na AMEC, a associação assinala que a "renúncia que vai apresentar refere o facto de ter cumprido este ano 70 anos de idade".
Assim, Mega Ferreira diz, no mesmo comunicado, que a idade "aconselha a que dê lugar a um novo detentor do cargo, com outra disponibilidade física e, porventura, com novas ideias e novas soluções, capaz de enfrentar os desafios que se avizinham".
A AMEC recorda que vai ter lugar, no próximo dia 17, uma assembleia-geral para formalmente designar um novo diretor executivo.
Na quinta-feira à noite, foi confirmado à Lusa por fonte do Ministério da Cultura que o ex-secretário de Estado da Cultura Miguel Honrado, nomeado, em março, vogal da administração do Centro Cultural de Belém, iria deixar o cargo no final do ano.
A notícia foi avançada pelo jornal Público, dando conta da saída do gestor cultural que foi presidente do Conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II até 2016, e anteriormente presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério da Cultura indicou que Miguel Honrado "transmitiu à ministra da Cultura, Graça Fonseca, que irá renunciar ao mandato no final do ano".
Em declarações ao Público, Miguel Honrado justificou: "Não me revejo na orientação do projeto do CCB", e confirmou que assumirá a liderança na Orquestra Metropolitana de Lisboa, sem dar mais esclarecimentos.
Além da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a AMEC gere a Orquestra Académica Metropolitana, a Academia Nacional Superior de Orquestra, o Conservatório de Música da Metropolitana e a Escola Profissional Metropolitana.