Portugueses conquistam os 'Óscares' do cinema de animação
A realizadora Regina Pessoa e o animador Sérgio Martins foram premiados nos Annie Awards. O filme 'Klaus', no qual para além de Sérgio também trabalhou o seu irmão, Edgar Martins, foi o grande vencedor da noite, conquistando sete Annies.
© Klaus/Facebook
Cultura Cinema
O cinema de animação português está de parabéns. Este sábado decorreu em Los Angeles a cerimónia de entrega dos prémios Annie, considerados os 'Óscares' do cinema de animação, e há portugueses entre os vencedores. A realizadora Regina Pessoa ganhou o Annie de Melhor Curta-Metragem com o seu filme 'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias' e Sérgio Martins levou para casa o Annie de Melhor Direção de Animação de Longa-Metragem pelo seu trabalho em 'Klaus'.
Este filme foi de resto o grande vencedor da noite, tendo conquistado sete Annies, incluindo o principal prémio, o de Melhor Longa-Metragem, um sinal positivo quando estamos a duas semanas dos Óscares.
A realização de Sergio Pablos foi igualmente premiada, e 'Klaus' também ganhou o Annie de Melhor Argumento, categoria para a qual contribuiu outro português, Edgar Martins, irmão de Sérgio Martins e o supervisor da equipa de argumento de 'Klaus'.
'Purpleboy', filme do realizador brasileiro Alexandre Siqueira com coprodução portuguesa da Bando À Parte, estava nomeado na categoria de Melhor Curta-Metragem, que premiou o filme de Regina Pessoa.
Esta foi a 47ª cerimónia de entrega dos prémios Annie. Pode consultar aqui a lista completa dos vencedores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com