'Noite de Estreia' é um espetáculo sobre um filme que é sobre um espetáculo e sobre o lugar da mulher na sociedade conservadora e patriarcal, acrescenta uma nota do teatro dirigido por Diogo Infante.
A peça centra-se sobre uma atriz em crise existencial e em luta com a personagem que interpreta e o mundo em que vive, e tem interpretação de Dalila Carmo, Heitor Lourenço, João Araújo, João Reis, Margarida Bakker, Maria José Paschoal, Marta Félix e Sabri Lucas, numa coprodução do Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Teatro Nacional São João.
Na véspera da estreia, haverá um ensaio solidário, às 20:00, cuja receita everte na totalidade para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Uma semana depois, no dia 29, na sala Estúdio, estreará "Luiza de Jesus -- A Assassina da Roda", um texto de Rute de Carvalho Serra adaptado pela própria autora para teatro, com encenação e interpretação de Maria Henrique.
Baseada em factos verídicos, trata-se de um espetáculo sobre a assassina de 33 crianças expostas na Roda da Misericórdia de Coimbra. Em 1772, Luiza de Jesus é julgada e condenada à morte pela Casa da Suplicação de Lisboa. Foi a última mulher executada em Portugal.
Segundo o mesmo comunicado, a 17 de junho, também na sala Estúdio, estreia-se "Uma Casa de Bonecas", do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.
Protagonizada por José Mata e Madalena Almeida, o espetáculo versa sobre a relação do casal Helmer, principalmente sobre a "viagem" interior que a mulher, Nora, percorre ao longo dos três atos e que a faz tomar consciência que a aparência da perfeição e da felicidade não são a perfeição e a felicidade.
A encenação desta produção conjunta do Teatro da Trindade/Inatel e LAMA Teatro é de João de Brito e aos protagonistas juntam-se Bruno Bernardo, Diana Nicolau, Inês Ferreira da Silva e Luís Lobão.
O espetáculo "Noite de Estreia" estará em cena na sala Carmen Dolores, de quarta-feira a sábado às 20:00 e aos domingos às 16:30.
Os espetáculos da sala Estúdio realizam-se de quarta-feira a domingo às 19:00, com horários que podem sofrer alterações devido ao estado de emergência em vigor, acrescentou o teatro.
Segundo o "plano de desconfinamento" do Governo, os teatros e outras salas de espetáculos vão poder reabrir, com lotação limitada, a partir de 19 de abril.