Os Calema participam num vídeo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a propósito do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, como parte dos esforços para aumentar a confiança nas vacinas contra a Covid-19.
A dupla de irmãos de São Tomé e Príncipe, com origem em Portugal, surge num dos vários vídeos da Unicef sobre o tema, que contou ainda com a ajuda de outros artistas de renome em África, incluindo Angelique Kidjo, Cobhams Asuqo , Magic System e Safiath.
"Acreditávamos que em África estaríamos afastados dessa pandemia que se alastrava pelo mundo, mas estávamos enganados e as consequências são visíveis", começam por dizer.
"Felizmente, hoje já temos as vacinas", explicam. "Então temos duas escolhas: ou cruzamos os braços e deixamos que este vírus acabe com tudo o que construímos até hoje, ou damos o braço e usamos a vacina como a nossa arma no combate à Covid-19".
A Diretora Regional da Unicef para a África Ocidental e Central fala numa "janela de oportunidade crítica" para aumentar a consciencialização sobre a importância dos esforços de imunização da Covid-19 "para combater a desinformação e lidar com a hesitação da vacina”.
“Rumores e desinformação custam, literalmente, vidas. Aplaudo o compromisso dos governos nacionais e destes artistas talentosos e membros influentes da comunidade, que estão a apelar a todos para que apoiem os esforços de imunização da Covid-19", afirmou Marie-Pierre Poirier.
Os Calema foram nomeados em novembro embaixadores da Unicef para São Tomé e Príncipe e, desde então, fazem parte do leque de personalidades que usa a sua influência para promover e defender os direitos das crianças e adolescentes.
Leia Também: Dia Mundial da Saúde. "Todos precisam ter acesso às vacinas"