Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Fatinha Ramos premiada pela Associação dos Ilustradores do Reino Unido

A autora portuguesa Fatinha Ramos foi distinguida pela Associação dos Ilustradores (AOI), com uma ilustração sobre suicídio publicada numa revista científica, anunciou aquela associação britânica.

Fatinha Ramos premiada pela Associação dos Ilustradores do Reino Unido
Notícias ao Minuto

15:29 - 14/10/21 por Lusa

Cultura Ilustração

A Associação dos Ilustradores, fundada nos anos 1970, reconhece anualmente o trabalho de desenhadores de todo o mundo, na área da ilustração, atribuindo prémios em várias categorias, nomeadamente editoriais, publicitários, livros para crianças ou capas.

Acima dos premiados de cada categoria, a organização atribui um grande prémio, a um ou mais vencedores, tendo este ano reconhecido a portuguesa Fatinha Ramos e a sul-coreana Dani Choi.

Fatinha Ramos recebe o prémio por uma ilustração para um artigo sobre suicídio, intitulado "A outra pandemia americana", publicado em agosto de 2020 na revista norte-americana Scientific American.

A ilustração premiada revela uma pessoa, sem rosto, a dar um abraço a uma sombra, que se confunde com o ambiente envolvente, também ele negro.

Para esta ilustração, Fatinha Ramos utilizou um método de trabalho recorrente na sua obra visual, misturando técnicas, entre o digital e o manual.

"Começo por desenhar com lápis em papel com mais detalhes, depois pinto com acrílico, digitalizo, finalizo com Photoshop, imprimo, volto a pintar com acrílico e lápis de cor. Imprimo em papel com texturas. Depois volto a digitalizar e repito aquele processo uma e outra vez até a ilustração estar pronta", afirma Fatinha Ramos na página oficial dos prémios AOI.

Fatinha Ramos nasceu em Aveiro, estudou Design Gráfico no Porto e vive e trabalha há cerca de duas décadas em Antuérpia, na Bélgica.

Ilustrou livros para crianças e jovens, em Portugal e na Bélgica, e soma vários prémios internacionais, entre os quais pela Sociedade de Ilustradores, dos Estados Unidos.

Já teve trabalho publicado com regularidade em vários meios internacionais, como o New York Times, a Time e o Washington Post.

Um dos trabalhos que lhe deu reconhecimento internacional foi a ilustração de um livro de arte para crianças sobre a artista plástica Sonia Delaunay, publicado em 2017 pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Fatinha Ramos e Dani Choi irão receber um prémio monetário de 2.000 libras (cerca de 2.300 euros) e terão o portefólio em destaque 'online' no Diretório de Ilustradores, parceiro da Associação dos Ilustradores nestes prémios.

Leia Também: Will Poulter vai ser o Adam Warlock de 'Guardians of the Galaxy Vol.3'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório