Livro 'Quatro contos consonantes' de Margaret Atwood editado em Portugal

'Quatro contos consonantes' é o título de um livro ilustrado que reúne quatro histórias para os mais novos, da escritora canadiana Margaret Atwood, com ilustrações de Sebastião Peixoto, editado este mês pela Ponto de Fuga.

Notícia

© Lusa

Lusa
06/12/2021 12:48 ‧ 06/12/2021 por Lusa

Cultura

Margaret Atwood

A edição portuguesa reúne histórias curtas que Margaret Atwood publicou entre 1995 e 2011, nas quais deu espaço à aliteração.

Em cada um dos contos há um exercício de criatividade no recurso de vocábulos, e de repetição de letras, sílabas ou sons de palavras, como um longo trava-línguas, sem, no entanto, se perder o sentido da narrativa.

Cada um dos contos é protagonizado por personagens também elas aliteradas, como o Carlitos Constrangido, a Princesa Prunela, o Raimundo Refilão e a Vanda Vivaça.

Sobre esta, Margaret Atwood escreveu: "Vanda era uma criança vivaça, com cabelo vaporoso e olhos violeta. Ainda mal andava, quando os seus vigilantes e virtuosos pais foram varridos por um vendaval invulgar".

Já Raimundo Refilão é ruivo, vive com o Rui, o Raul e o Ruben, "roliços, mas robustos", que ouvem "resmas de rock n'roll retro".

'Quatro contos consonantes', com tradução de Vladimiro Nunes, é o segundo livro de Margaret Atwood, ilustrado, que a Ponto de Fuga edita em Portugal.

Em 2020 saiu, em edição bilingue, o livro para crianças 'No alto da árvore', escrito e desenhado pela romancista em 1978.

Margaret Atwood, 82 anos, soma mais de quatro dezenas de obras publicadas, entre romance, ensaio e poesia.

Esteve várias vezes nomeada para o Booker Prize, tendo vencido por duas vezes: Em 2000 com 'O assassino cego' e em 2019 com 'Os testamentos'.

Até 1978, quando lançou o primeiro livro para os mais novos, 'No alto da árvore', Margaret Atwood tinha editado sobretudo poesia e os romances 'The edible woman', 'Surfacing' e 'Senhora Oráculo', antecedendo a década em que começou a ter maior reconhecimento internacional.

Em Portugal estão publicados, em várias editoras, obras como 'A história de uma serva', 'Senhora Oráculo', 'O ano do dilúvio', 'A odisseia de Penélope' e a coletânea de poesia 'Afectuosamente'.

Leia Também: Bienal do Livro do Rio de Janeiro tem expetativa de reunir 300 mil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas