Festival Visions du Réel atribui grande prémio do júri a filme suíço

O festival Visions du Réel, dedicado ao documentário, premiou hoje filmes da China, Japão, Sérvia, Uzbequistão e Alemanha, tendo o grande prémio do júri sido atribuído à primeira longa-metragem de Tizian Büchi "L'Ilot", da Suíça.

Notícia

© iStock

Lusa
16/04/2022 22:59 ‧ 16/04/2022 por Lusa

Cultura

Cultura

As obras vencedoras nas diversas categorias, escolhidas por diferentes júris, foram anunciadas na cerimónia de encerramento da 53.ª edição deste festival anual que decorre na cidade suíça de Nyon até domingo.

O prémio do júri na competição 'Burning Lights' foi para "A Long Journey Home", de Wenqian Zhang (China, 2022), também uma primeira longa-metragem.

Na competição nacional, o júri distinguiu a obra "Fuku Nashi", de Julie Sando (Suíça, Japão, 2022).

O prémio de melhor média-metragem foi atribuído ao filme "Without", de Luka Papic (Sérvia, 2022) e a curta-metragem uzbeque e alemã "Aralkum", de Daniel Asadi Faezi e Mila Zhluktenko, recebeu o prémio do júri para a melhor obra nessa categoria.

Segundo a programação anunciada, cinco filmes de coprodução portuguesa estavam em competição - entre os quais "Via Norte", a segunda longa-metragem de Paulo Carneiro, em coprodução com a Suíça e o Uruguai, e "África Vermelha", do realizador russo Alexander Markov, com coprodução da produtora portuguesa Kintop -, mas nenhum deles foi distinguido nesta edição do certame.

Leia Também: 'Novas Cartas Portuguesas' sempre foram ignoradas em Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas