O velório de Eunice Muñoz está a decorrer na Basílica da Estrela, em Lisboa e depois de prestar a sua homenagem, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas.
"É o último adeus de todos os portugueses a alguém que teve três coisa fundamentais na sua vida e na maneira de se entregar aos portugueses e à cultura. Paixão. Tudo o que fez na vida, no teatro, televisão, cinema, fez com paixão. Segundo, partilha. Ajudava nomeadamente os mais novos. E doçura. Era uma pessoa doce na maneira como se dava com os outros", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
"Foi assim que viveu e teve as suas crises de saúde, foi assim que resistiu, e depois já não resistiu, mas está connosco", frisou. O Presidente da República destacou papéis em obras como 'Mãe Coragem' e 'Manhã Submersa'.
"Dá para matar saudades vê-la uma última vez", disse ainda Marcelo, ressalvando que "foram mais felizes" aqueles que a puderam ver", destacando que a atriz esteve presente na vida de muitas gerações.
Amanhã é dia de luto nacional pela morte da atriz e apesar de ter sido condecorada por diversas vezes em vida, Marcelo confessou que nenhuma homenagem é suficiente.
Eunice Muñoz morreu na sexta-feira, aos 93 anos de idade e depois de 80 de carreira. O funeral realiza-se na terça-feira à tarde no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Leia Também: Cavaco Silva diz que "memória de Eunice viverá para sempre em Portugal"