Festival da Eurovisão 2023 poderá realizar-se no Reino Unido
Em causa está a incerteza sobre se a Ucrânia - vencedora do certame deste ano - tem condições para receber o evento, devido à invasão russa.
© MARCO BERTORELLO/AFP via Getty Images
Cultura Eurovisão
A próxima edição do Festival Eurovisão da Canção poderá realizar-se no Reino Unido, anunciou, esta sexta-feira, a União Europeia de Radiodifusão (UER), adiantando que já está em conversações com a emissora estatal britânica.. Em causa está a incerteza sobre se a Ucrânia - vencedora do certame deste ano - tem condições para receber o evento, devido à invasão russa.
“De acordo com as regras e para assegurar a continuidade do evento, a UER irá agora iniciar discussões com a BBC, como segunda classificada deste ano, para potencialmente acolher o Festival Eurovisão da Canção de 2023 no Reino Unido”, lê-se em comunicado.
Na nota, a organização do evento revela que “tem vindo a explorar opções para a realização do concurso do próximo ano com a emissora pública” da Ucrânia, que já organizou o Festival em 2017 e 2005, após a vitória de Jamala e Ruslana, respetivamente, nos anos anteriores.
“Tornou-se uma tradição bem conhecida que o vencedor do Festival Eurovisão da Canção acolhe o concurso no ano seguinte, fornecendo certos critérios, incluindo a garantia da viabilidade da realização do evento e a segurança de todos os interessados, incluindo o público”, frisa.
The @EBU_HQ has issued the statement below regarding the hosting of next year’s #Eurovision Song Contest.
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) June 17, 2022
Find it online here ️ https://t.co/mAxSdReBj3 pic.twitter.com/JYqy58eHqV
No entanto, devido “à guerra em curso” na Ucrânia, “a UER demorou a realizar uma avaliação completa e um estudo de viabilidade” sobre questões de segurança e proteção.
Sendo “uma das produções televisivas mais complexas do mundo, com milhares de pessoas a trabalhar e a assistir ao evento, e com 12 meses de preparações necessários”, concluiu-se “com profundo pesar que, dadas as circunstâncias atuais, as garantias de segurança e operacionais necessárias para um organismo de radiodifusão acolher, organizar e produzir” o evento não podem ser cumpridas pela emissora ucraniana.
“É nossa total intenção que a vitória da Ucrânia reflita nos espectáculos do próximo ano. Isto será para nós uma prioridade nas nossas discussões com os eventuais anfitriões”, concluiu a nota.
A banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, realizada no passado dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema 'Stefania' arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.
[Notícia atualizada às 11h56]
Leia Também: Troféu da Eurovisão leiloado por 837 mil euros. Serão entregues à Ucrânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com