Embora a programação seja focada na curta-metragem, o festival contará com a longa-metragem de Sérgio Graciano, estreada nos cinemas portugueses em abril passado e que será mostrada em Espanha no dia 22.
'Salgueiro Maia - O Implicado', protagonizado pelo ator Tomás Alves, conta a história de vida de Salgueiro Maia, um dos militares responsáveis pela Revolução de Abril de 1974, que levou à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.
O elenco integra ainda Filipa Areosa, Frederico Barata, Diogo Martins, Rodrigo Tomás, José Condessa e Catarina Wallenstein.
O 28.º Festival Ibérico de Cinema decorrerá de 19 a 23 de julho em Badajoz, Olivença e San Vicente de Alcántara.
A programação de curtas-metragens do festival contará com cerca de trinta filmes, entre os quais quatro produções portuguesas, já exibidas em vários festivais internacionais.
São elas 'O lobo solitário', de Filipe Melo, prémio Sophia de melhor curta-metragem de ficção, 'Luz de Presença', de Diogo Costa Amarante, 'Nada nas mãos', primeira obra, em mais de uma década, do realizador Paolo Marinou-Blanco, e a animação 'Amo-te Cigarra', de Francisco Lança.
Leia Também: Castelo de Vide atribui medalha de ouro municipal a Salgueiro Maia