Miranda do Corvo retoma Serões do Gondramaz com dois concertos de jazz

O município de Miranda do Corvo vai retomar no sábado os Serões do Gondramaz, uma das "aldeias do xisto" da Serra da Lousã, com um concerto de jazz pelo duo Sara Serpa & André Matos.

Notícia

© iStock

Lusa
24/08/2022 19:09 ‧ 24/08/2022 por Lusa

Cultura

Jazz

A iniciativa, às 21:30, faz parte de um programa de animação musical daquele lugar serrano que inclui um segundo espetáculo de jazz, no dia 03 de setembro, com a artista bielorrussa Katerina L'Dokova.

"O objetivo é descentralizar um bocadinho a programação cultural e aproveitar a envolvência da aldeia", disse hoje a vice-presidente da Câmara, Marilene Rodrigues, à agência Lusa.

A vereadora, que detém os pelouros da cultura e da educação, entre outros, destacou a importância de "valorizar aquele património", constituído por dezenas de construções de xisto e barro, "e acabar por promover a arquitetura e a natureza".

O Gondramaz, segundo Marilene Rodrigues, "é um sítio com condições especiais" para acolher estes concertos.

"Sara e André vivem e trabalham em Nova Iorque, desde 2005. No contexto da atividade musical -- e sobretudo de um género 'tão americano' quanto o jazz -- a longevidade da sua estadia [naquela cidade dos Estados Unidos] não deve ser subvalorizada", referiu em comunicado a Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra.

A autarquia, liderada por Miguel Baptista, salientou que "muito do sucesso da sua aventura, na mais competitiva das cidades, deve-se à cumplicidade e certeza da originalidade do contributo que ambos e cada um podiam trazer à cena".

"Os últimos anos provaram precisamente isso, com a sua arte a ser apreciada em muitos quadrantes".

No dia 03, também às 21:30, Katerina L'Dokova vai apresentar o seu último álbum, "Mova Dreva", que traduz uma proposta de "encontro da artista com a natureza, com as suas origens bielorrussas", bem como um "regresso ao ambiente telúrico, algo antigo, mas não perdido", de acordo com a organização.

Nascida na Bielorrússia, Katerina L'Dokova vive em Portugal desde 2006, estudou jazz na Escola Superior de Música de Lisboa e editou três álbuns.

Estes concertos contam com o apoio das seguintes entidades: Jazz ao Centro, Assembleia de Compartes dos Baldios de Gondramaz e Cadaval e um habitante do Gondramaz "que gentilmente cede o espaço" para os concertos.

Por sua vez, a Câmara Municipal disponibiliza transporte em autocarro para o local, a partir da praça José Falcão, na vila de Miranda do Corvo, devendo os interessados inscrever-se para o efeito junto da autarquia através do 'email' cultura@cm-mirandadocorvo.pt.

O ciclo Serões do Gondramaz começou a ser realizado na década passada, sendo agora retomado após dois anos de interrupção, em 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19.

Leia Também: Diretor do Museu Nacional dos Coches nomeado para cargo europeu

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas