O icônico sinal de Hollywood que adorna a montanha de Mount Lee, em Los Angeles, na Califórnia, está a ser remodelado de forma a celebrar o seu 100.º aniversário.
Neste momento, as letras gigantes estão a ser limpas e pintadas, num processo que deve durar cerca de oito semanas. Cada uma destas letras tem cerca de 13 metros que vão necessitar de 946 litros de tinta.
Tendo em conta a importância deste marco na cultura cinematográfica americana e internacional, quem quiser poderá acompanhar uma transmissão do restauro via webcam 24 horas por dia.
Importante salientar que, segundo o jornal The Guardian, o letreiro de Hollywood é alvo frequente de ajustes criativos, desde a tentativa oficial de fazer as letras lerem-se “Rams House” , em homenagem à vitória da equipa de Los Angeles no Super Bowl deste ano, até atos ocasionais de vandalismo que alteraram o sinal para "Hollyweed".
Apesar disso, a última vez que a placa foi pintada já foi há uma década, a tempo de seu no seu 90.º aniversário. De acordo com a empresa responsável por pintar as letras, a cor escolhida será de novo o "extra branco".
Recorde-se que este letreiro foi erguido pela primeira vez em 1923, e originalmente dizia “Hollywoodland”, uma referência não à indústria cinematográfica, mas ao verdadeiro motor da economia do sul da Califórnia: empreendimentos imobiliários. Sabe-se que o homem que construiu este anúncio gigante no seu empreendimento Hollywoodland, era Harry Chandler, que também era dono do Los Angeles Times, na altura.
O sinal foi projetado para durar apenas 18 meses mas resistiu quase um século, embora tenha sido retirado e completamente reconstruído em 1978, depois das letras originais entrarem em decadência. A placa terá sido encurtada para “Hollywood” pela Câmara de Comércio em 1949 e ao longo das décadas, já foi o local de incêndios criminosos e pelo menos uma morte trágica.
Leia Também: Adam Sandler foi submetido a operação. Ator já está a recuperar