"A programação de Natal foi pensada para levar mais visitantes à Mata Nacional do Bussaco, numa altura em que é menos visitada, pois não há tantos dias de sol. Para trazer visitantes o ano todo, é preciso criar diferentes estímulos", justificou o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte.
Em declarações à agência Lusa, Guilherme Duarte evidenciou que se trata de mais um atrativo para tentar diminuir a sazonalidade das visitas a este espaço, que é mais procurado nos meses em que há mais sol.
"Estão previstos alguns concertos ligados à época natalícia e uma exposição com cerca de 200 presépios, no Convento [de Santa Cruz do Bussaco]", revelou.
A Mata Nacional do Bussaco acolhe no dia 07 de janeiro de 2023 o Concerto de Ano Novo, com o grupo Coimbra Gospel.
"Vamos ter também outros concertos com artistas locais e o Cantar de Janeiras. A calendarização dos eventos está a ser feita em articulação com a Câmara Municipal da Mealhada e a Junta de Freguesia do Luso, de forma que não se sobreponham eventos", referiu.
A exposição de presépios será inaugurada em 02 de dezembro e poderá ser visitada até ao dia 08 de janeiro de 2023.
"É composta por uma coleção com cerca de 130 presépios, da professora Maria Cavaco Silva, para além de ter ainda presépios de colecionadores regionais. Ao todo, estarão expostas cerca de duas centenas de presépios", informou.
De acordo com o presidente da Fundação, estarão patentes "algumas peças valiosíssimas", que ficarão instaladas junto ao presépio do Convento [de Santa Cruz do Bussaco], que conta com mais de 300 anos.
A par disto, a Mata Nacional do Bussaco terá, pela primeira vez, "alguns apontamentos" de iluminação para assinalar o Natal.
Leia Também: Mata do Bussaco. Portagens automáticas em 2022 e Centro Educativo em 2023