INÊS APENAS. "Um cenário apocalíptico" com "um pedido urgente de fuga"
A artista é uma das candidatas ao Festival da Canção de 2023 e sobe ao palco já no próximo sábado, dia 4 de março.
© Pedro Ivan
Cultura Festival da Canção
A segunda semifinal da 57.ª edição do Festival da Canção decorre no próximo sábado, dia 4 de março. No total, são 20 os concorrentes a querer representar Portugal na Eurovisão, em Liverpool.
O Notícias ao Minuto falou com todos os autores em competição e INÊS APENAS não foi exceção.
INÊS APENAS nasceu em Paris, mas é em Leiria que reside desde os três anos.
Foi em 2020, após concluir a licenciatura em Música, que deu "o passo definitivo na sua transformação", segundo recorda a RTP. A pandemia também 'ajudou', tendo "começado a compor as suas próprias músicas durante o primeiro confinamento".
É pianista, cantora e compositora e distingue-se por "temas que cruzam pop, eletrónica, jazz, soul e sonoridades mais alternativas". Em 2022, divulgou o EP 'Um Dia Destes', que conta com seis temas, incluindo o single 'Tu Fazes Tão'.
O passo definitivo na sua transformação surgiu em 2020, depois de concluir a licenciatura, tendo começado a compor as suas próprias músicas durante o primeiro confinamento, apesar de já ter experiência como teclista em bandas de originais e de versões.
Porque é que quis participar no Festival da Canção?
O meu manager desafiou-me a participar. Escrevi uma música dois dias a seguir e enviei-lhe pelo WhatsApp. Delirámos os dois e decidimos “Bora fazer isto!”.
Já era fã do Festival da Canção? E da Eurovisão?
Claro! Tenho acompanhado todos os anos e mais ainda desde 2019, uma vez que estive presente como 'backing vocal' da Surma, nesse mesmo ano. Eurovisão é um clássico de sofá: torcer por Portugal é imperativo.
Qual é para si a melhor música de sempre do Festival da Canção?
Esta é a pergunta mais difícil de todas. Podia dizer aqui o 'E Depois do Adeus', mas eu eu amei mesmo os 'Telemóveis' do Conan Osíris. 'Amar pelos Dois' marcou a diferença no Festival e na Eurovisão, em todos os sentidos. Confesso que o 'Há Dias Assim' é um 'guilty pleasure' para cantar no duche e 'Senhora do Mar' foi absolutamente marcante na Eurovisão de 2008.
Que mensagem transmite a música 'Fim do Mundo'?
Este 'Fim do Mundo' fala de um possível cenário apocalíptico, em que a própria natureza está descontrolada. A grande mensagem é que devemos valorizar quem temos ao nosso lado porque, dessa forma, nem o fim do mundo interessa grande coisa. É um pedido urgente de fuga - queremos saber se a pessoa quer fugir também ou se decide ficar sozinha. É um fim do mundo leve e esperançoso, apesar de tudo, obviamente com uma mensagem de amor por trás.
Consegue levantar um pouco o véu de como será a atuação?
Não estarei APENAS eu em palco. O resto é esperar mas posso dizer que o piano vem comigo.
Como estão a correr os ensaios? Com que frequência ensaia?
Eu e a minha equipa andamos a preparar esta atuação há vários meses e ensaiamos regularmente, várias vezes ao mês: estamos a criar tudo de raiz para trazer um momento impactante a palco.
De que forma olha para as restantes canções e intérpretes desta edição do Festival?
Há músicas para todos os gostos. São todas boas e possíveis de representar Portugal. Acho que cada um tem uma voz muito específica e uma forma de transmitir emoções musicalmente que é super rica e interessante.
Quais são as suas expectativas face à participação no Festival da Canção? O que seria um bom resultado?
Estar no Festival da Canção já é um ótimo resultado e uma honra, mas quero muito chegar à final.
Depois da participação no Festival da Canção, o que se segue?
Segue-se um novo EP maravilhoso, cheio de música diferente da qual estou verdadeiramente orgulhosa. E seguem-se concertos também!
Que portas é que acha que o Festival da Canção pode abrir para o seu futuro?
Espero que abra portas para um pop em português sem medo das palavras. Um dos meus objetivos é tentar criar algo sonoramente diferente do que estamos habituados a ouvir, sem deixar de ser pop e sem medo de arriscar, não ficar na guitarra e voz e explorar contrastes e uma frescura que faz muita falta à música em Portugal.
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