A 14.ª edição do Festival de Flamenco e Fado de Badajoz vai decorrer nos dias 30 de junho, 1, 6, 7 e 8 de julho, sendo a iniciativa promovida pela Junta da Extremadura, Ayuntamiento de Badajoz, com o apoio do Museu do Fado de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural - EGEAC.
Em comunicado, a organização anuncia que a fadista Mísia inaugura o festival no dia 30 de junho, pelas 22h00 (21h00 em Lisboa), levando ao palco instalado na esplanada de verão do Teatro López de Ayala o seu último trabalho discográfico," Animal Sentimental".
No dia 01 de julho, também pelas 22h00, será a vez do Flamenco subir ao palco da esplanada do Teatro López de Ayala, com Pakito Suárez, El Aspirina e El Guadiana, no espectáculo "En nombre del Flamenco".
Já no dia 6 de julho, os concertos vão decorrer no Auditório Ricardo Carapeto, estando anunciados, pelas 22h00, a fadista Cuca Roseta, o guitarrista Daniel Casares e o músico Jorge Pardo.
Nessa mesma noite sobe também ao palco Esther Merino, cantora de Flamenco que com o novo espetáculo "En tierra de hombres" pretende realçar o papel da mulher num mundo onde, "quase sempre", a companhia artística é masculina.
Em 7 de julho, o músico, produtor e compositor português João Caetano estreia o espetáculo "Cada vez mais", contando com a participação do percussionista Israel Suárez Piraña e do guitarrista Juan José Suárez Paquete.
Ainda nessa noite, regressa o Flamenco com Lin Cortés, com a obra "Gitanerías", o seu novo trabalho que aposta na "nudez e no minimalismo" flamenco.
Leia Também: "Cantar nos Óscares é inesquecível. Depois chorei meia hora nos camarins"