Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Livro 'Uma Varanda sobre Tóquio' reúne impressões do autor sobre Japão

O gestor David Azevedo Lopes reúne no livro "Uma Varanda sobre Tóquio" as suas impressões sobre o Japão, onde viveu a "experiência pessoal e profissional mais intensa", como afirma na obra.

Livro 'Uma Varanda sobre Tóquio' reúne impressões do autor sobre Japão
Notícias ao Minuto

20:35 - 23/10/23 por Lusa

Cultura Literatura

O gestor chegou ao Japão em 2019 para assumir o cargo de 'sénior adviser' de um grupo retalhista, depois passou a residir na capital do país do sol nascente, período em que iniciou a escrita do que vivia e observava.

Entre um primeiro período de viagens mensais ao Japão e a residência fixa em Tóquio, David Azevedo Lopes conviveu quatro anos com a realidade nipónica. Recentemente, foi chefe de missão da Câmara de Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude, que se realizou na primeira semana do passado mês de agosto na capital portuguesa.

A obra "Uma Varanda sobre Tóquio", com ilustrações de Yutaka Suzuki, é publicada quando se celebram os 480 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Japão, e vai ser apresentada na próxima quarta-feira, às 18:30, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Na obra, o gestor garante que apreciará "sempre a experiência única de ter servido uma das empresas japonesas mais honradas e de [de ter conhecido] a cultura japonesa que ficará" consigo para o resto da vida.

A obra, em três línguas -- português, inglês e japonês -, é estruturada como um conjunto de cerca de cem crónicas sobre diferentes aspetos da sociedade e cultura japonesas, e as suas impressões, acentuando a ideia de que os japoneses são impenetráveis para os estrangeiros, como afirma no prefácio o escritor Valter Hugo Mãe, citando o antropólogo Junzo Kawada.

Para o escritor, este livro representa "um dos serviços mais cordiais prestados à amizade entre o Japão e Portugal".

"Um serviço sempre marcado pelo convite a uma aproximação entre dois lados do mundo que, por se imaginarem inevitavelmente, também se podem irmanar", afirma Valter Hugo Mãe referindo que "o que David Lopes diz é sempre construtivo, sereno [e] sincero", pretendendo que "a História comum entre Japão e Portugal dê certo".

Por seu turno, o embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, escreve na introdução que a obra de David Lopes é "uma longa carta" em que "elogia as diversas facetas da sociedade e cultura nipónicas".

"Este livro representa, assim, uma paleta de impressões que traz algo de novo, quer ao observador mais conhecedor do Japão, como ao leitor que alimenta uma simples curiosidade sobre o País do Sol Nascente".

Para o diplomata, as crónicas de David Lopes "são esboços a traço grosso que apontam para os elementos centrais da personalidade do japonês e para as expressões singulares do seu modo de ser coletivo".

O embaixador considera que este livro "simboliza na perfeição a importância de celebrarmos o 480.º aniversário da chegada dos primeiros portugueses ao Japão" e evidencia "o caráter profundamente humanista deste encontro".

"Uma Varanda sobre Tóquio", na opinião de Vítor Sereno, dá continuidade às obras dos missionários Luís Fróis, apontado como o primeiro cronista europeu do Japão, e Luís de Almeida, e à obra do escritor Wenceslau de Moraes.

O escritor Valter Hugo Mãe considera o contributo de David Azevedo Lopes "inteligente, honestíssimo [e] útil".

Leia Também: Devolveram livro a biblioteca com 90 anos de atraso. Multa é só 5 dólares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório