Eurovisão, Óscares, festivais, 'Barbie'. Os temas mais lidos de 2023

Recorde os principais momentos e as notícias mais lidas de 2023 da secção de Cultura do Notícias ao Minuto.

Notícia

© Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto
31/12/2023 08:00 ‧ 31/12/2023 por Notícias ao Minuto

Cultura

Mais lidas 2023

O ano de 2023 foi rico em momentos altos no mundo da Cultura, tanto a nível nacional, com o panorama a ser mais uma vez pintado pelos festivais de verão; como a nível internacional, com edições surpreendentes dos Óscares e da Eurovisão.

Por cá, houve crítica e homenagem nos Globos de Ouro e um Festival da Canção onde Mimicat conquistou o coração dos portugueses. Já lá fora, ‘Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo' arrebatou os Óscares, um guitarrista português tocou com Rihanna no popular espetáculo de intervalo do Super Bowl e a Suécia conquistou a edição de 2023 da Eurovisão.

Chegado o fim de 2023, está na hora de recordar aquelas que foram as notícias e as entrevistas mais lidas na secção de Cultura do Notícias ao Minuto.

A vitória da Suécia na Eurovisão, com a performance de Loreen, leva para casa o prémio de peça mais lida, dando conta também do frustrante 23.º lugar conquistado por Portugal, pela voz de Mimicat. A artista de Coimbra teve mais sucesso no palco do Festival da Canção, onde venceu com ‘Ai Coração’, o tema que, por outro lado, em Liverpool foi ofuscado pelos restantes concorrentes europeus.

Assim, os portugueses tiveram de se contentar com um outro palco internacional, num papel mais secundário, mas nem por isso menos importante. É que Rihanna dominou no famoso espetáculo de intervalo do Super Bowl LVII, mas não o fez sem a ajuda do guitarrista português Nuno Bettencourt, natural da ilha Terceira, que a acompanha há mais de 10 anos.

Saltando dos palcos para os ecrãs, a peça mais lida do ano no cinema foi a vitória de 'Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo' nos Óscares, numa cerimónia marcada pela forte presença de nomeados e galardoados asiáticos. Mas a grande história do cinema do ano vai para o fenómeno do 'Barbenheimer', com a colorida festa feminista de Greta Gerwig e a épica e sombria 'biopic' de Christopher Nolan a levarem multidões às salas; na televisão, 'Succession' foi a grande sensação do ano e foi difícil fugir às conversas sobre a série nas redes sociais.

Um dos nomes nacionais que mais cresceu em notoriedade foi A garota não. Toda a edição dos Globos de Ouro da SIC ficou marcada pelas críticas ao Governo e à Câmara de Lisboa pelas dificuldades dos mais pobres, mas o poema declamado por Cátia Oliveira foi o maior momento da noite.

Os festivais de verão voltaram a fazer parte das principais preferências de leitura no Notícias ao Minuto, ao longo de todo o verão, e o último dia do NOS Alive e a atuação de Sam Smith fizeram parte da peça mais lida do ano dentro do tema. Além de ter marcado presença no Alive, o Notícias ao Minuto esteve também em vários outros grandes festivais, como o Super Bock Super Rock, o EDP Cool Jazz, o MEO Kalorama e, com fotografia original, o Vodafone Paredes de Coura e o Primavera Sound (com o concerto de Rosalía no Porto a destacar-se).

Lá fora (e por cá também), o mundo da música ao vivo pertenceu a Taylor Swift. A norte-americana tem esmagado recordes de receitas e vendas de bilhetes para a sua enorme digressão, o filme-concerto também teve uma enorme estreia nos cinemas e, em Portugal, a omnipresença de Swift notou-se aquando da venda dos bilhetes para 2024, em Lisboa.

No que toca às entrevistas feitas este ano, João Tordo argumentou que “viver é dançar a valsa, aceitar, e estar cá durante o tempo que dura”, Filipa Fonseca Silva chamou a atenção para o facto de que “ainda se olha para a literatura escrita por mulheres como algo menor”, Nelson Marques falou do seu novo livro, que mostra que "ninguém chega ao topo sozinho” e, por fim, Afonso Cruz recordou que "a maior parte das pessoas está mais perto da rua do que do Elon Musk".

James Arthur considerou, também em entrevista ao Notícias ao Minuto, que a “maioria” dos seus fãs “esteve destroçada” e “encontrou casa” na sua música, ao passo que Jorge Palma refletiu sobre as suas memórias, o passado e o futuro, e, por fim, os diferentes candidatos da Eurovisão fizeram um balanço do percurso feito.

Eis as 10 notícias de Cultura mais lidas de 2023:

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas