Entre surpresas e derrotas, 'Oppenheimer' foi 'bombástico' nos Óscares

Realizou-se, durante a madrugada desta segunda-feira, a 96.ª edição dos Óscares. 'Oppenheimer' levou para casa sete estatuetas, de um total de 13 nomeações. Já 'Pobres Criaturas', nomeado em 11 categorias, arrecadou quatro prémios. 'Assassinos da Lua das Flores', de Martin Scorsese, acabou por ser o grande derrotado da noite.

Notícia

© Reuters

Márcia Guímaro Rodrigues
11/03/2024 07:07 ‧ 11/03/2024 por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Óscares

O filme 'Oppenheimer' foi o grande vencedor da 96.ª edição de entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, os conhecidos Óscares. O filme estava nomeado para 13 categorias e conseguiu arrecadar sete estatuetas. Atrás, ficou 'Pobres Criaturas', com quatro prémios, e a surpresa da noite, 'A Zona de Interesse', com dois.

A noite começou por galardoar Da'vine Joy Randolph com o Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em 'Os Excluídos'. Seguiram-se os prémios de Melhor Curta-Metragem de Animação ('War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko'), Melhor Filme de Animação ('O Rapaz e a Garça'), Melhor Argumento Original ('Anatomia de uma Queda') e Melhor Argumento Adaptado ('American Fiction').

O 'hat-trick' de 'Pobres Criaturas' começou com a categoria de Melhor Caracterização, tendo-se seguido imediatamente Design de Produção e Melhor Guarda-Roupa.

Contudo, o que aparentava ser uma noite de sucesso para o filme dirigido por Yorgos Lanthimos parou por ali e acabou por receber apenas mais um prémio quase no fim da cerimónia, com Emma Stone a levar o (importante) título de Melhor Atriz Principal.

Enquanto 'Pobres Criaturas' somava já três Óscares,  'Oppenheimer' temia uma noite de derrota - que não se confirmou. O primeiro Óscar da cerimónia para o filme (e para Robert Downey Jr.) foi atribuído na categoria de Melhor Ator Secundário. Quase logo depois, conquistou o Óscar de Melhor Montagem, com Jennifer Lame a ser a primeira mulher a receber a distinção numa década, Óscar de Melhor Fotografia e o Óscar de Melhor Banda Sonora.

Os quatro prémios mais importantes da noite ficaram para o fim e 'Oppenheimer' venceu três deles: o de Melhor Ator Principal com Cillian Murphy; o de Melhor Realização com Christopher Nolan; e o de Melhor Filme.

AO MINUTO: Em noite de reviravolta, 'Oppenheimer' acaba vencedor

Acompanhe aqui AO MINUTO a 96.ª cerimónia de entrega dos prémios Óscares.

Notícias ao Minuto | 23:00 - 10/03/2024

A grande surpresa da noite foi 'A Zona de Interesse', que venceu o Óscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som. Por outro lado, 'Assassinos da Lua das Flores', de Martin Scorsese, foi o grande derrotado e não conseguiu arrecadar nenhum dos dez prémios a que estava nomeado.

Na corrida aos Óscares estava ainda um português, o realizador Joaquim dos Santos, que estava nomeado para a Melhor Longa-Metragem de Animação com 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso', juntamente com Kemp Powers e Justin K. Thompson. Contudo, a vitória foi para 'O Rapaz e a Garça', de Hayao Miyazaki.

Nos Óscares, houve ainda destaque para a atualidade europeia, com '20 Days in Mariupol' - sobre o cerco à cidade ucraniana durante a invasão russa - do jornalista Mstyslav Chernov, a vencer na categoria de Melhor Documentário.

A morte de Alexei Navalny foi tema na cerimónia, com o opositor russo - que morreu há cerca de três semanas na prisão onde se encontrava detido - a abrir a secção 'In Memoriam', onde são homenageadas as personalidades que partiram ao longo do último ano. Foram ainda lembrados nomes como Tina Turner, Matthew Perry e Michael Gambon.

Também o atual conflito na Faixa de Gaza foi abordado durante a cerimónia, mas não pela organização. Ainda antes do evento, meia centena de manifestantes palestinianos receberam os nomeados em protesto, gritando "ganhem vergonha", para recriminar a realização da 96.ª edição dos prémios enquanto continua o conflito em Gaza. 

Alguns artistas, como a cantora Billie Eilish e o irmão FINNEAS, o ator Ramy Youssef e o realizador Nadim Cheikhrouha, usaram um alfinete em apoio à Faixa de Gaza na passadeira vermelha. Durante a cerimónia, Jonathan Glazer, diretor de 'A Zona de Interesse', lembrou as vítimas do ataque do Hamas, ocorrido em território isrealita a 7 de outubro, e também as vítimas da retaliação de Israel sobre a Faixa de Gaza.

Eis a lista completa de todos os vencedores:

Melhor Filme: 'Oppenheimer'

Melhor Atriz Principal: Emma Stone pelo papel em 'Pobres Criaturas'

Melhor Realizador: Christopher Nolan por 'Oppenheimer'

Melhor Ator Principal: Cillian Murphy pelo papel em 'Oppenheimer'

Melhor Canção Original: 'What Was I Made For?' de 'Barbie'

Melhor Banda Sonora Original: 'Oppenheimer' 

Melhor Som: 'A Zona de Interesse'

Melhor Curta-Metragem: 'The Wonderful Story of Henry Sugar' 

Melhor Fotografia: 'Oppenheimer' 

Melhor Documentário: '20 Days in Mariupol'

Curta-Metragem Documental: 'The Last Repair Shop'

Melhor Montagem: 'Oppenheimer' 

Melhores Efeitos Visuais: 'Godzilla Minus One'

Melhor Ator Secundário: Robert Downey Jr. pelo papel em 'Oppenheimer'

Melhor Filme Internacional: 'A Zona de Interesse'

Melhor Guarda-Roupa: 'Pobres Criaturas'

Design de Produção: 'Pobres Criaturas'

Melhor Caraterização: 'Pobres Criaturas'

Melhor Argumento Adaptado: 'American Fiction'

Melhor Argumento Original: 'Anatomia de uma Queda'

Melhor Filme de Animação: 'O Rapaz e a Garça'

Melhor Curta-Metragem de Animação: 'War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko'

Melhor Atriz Secundária: Da'vine Joy Randolph pelo papel em 'Os Excluídos'

Leia Também: AO MINUTO: Em noite de reviravolta, 'Oppenheimer' acaba vencedor

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas