AO MINUTO: Em noite de reviravolta, 'Oppenheimer' acaba vencedor
Acompanhe aqui AO MINUTO a 96.ª cerimónia de entrega dos prémios Óscares.
Notícias ao Minuto | 23:00 - 10/03/2024© Reuters
Cultura Óscares
O filme 'Oppenheimer' foi o grande vencedor da 96.ª edição de entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, os conhecidos Óscares. O filme estava nomeado para 13 categorias e conseguiu arrecadar sete estatuetas. Atrás, ficou 'Pobres Criaturas', com quatro prémios, e a surpresa da noite, 'A Zona de Interesse', com dois.
A noite começou por galardoar Da'vine Joy Randolph com o Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em 'Os Excluídos'. Seguiram-se os prémios de Melhor Curta-Metragem de Animação ('War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko'), Melhor Filme de Animação ('O Rapaz e a Garça'), Melhor Argumento Original ('Anatomia de uma Queda') e Melhor Argumento Adaptado ('American Fiction').
O 'hat-trick' de 'Pobres Criaturas' começou com a categoria de Melhor Caracterização, tendo-se seguido imediatamente Design de Produção e Melhor Guarda-Roupa.
Contudo, o que aparentava ser uma noite de sucesso para o filme dirigido por Yorgos Lanthimos parou por ali e acabou por receber apenas mais um prémio quase no fim da cerimónia, com Emma Stone a levar o (importante) título de Melhor Atriz Principal.
Enquanto 'Pobres Criaturas' somava já três Óscares, 'Oppenheimer' temia uma noite de derrota - que não se confirmou. O primeiro Óscar da cerimónia para o filme (e para Robert Downey Jr.) foi atribuído na categoria de Melhor Ator Secundário. Quase logo depois, conquistou o Óscar de Melhor Montagem, com Jennifer Lame a ser a primeira mulher a receber a distinção numa década, Óscar de Melhor Fotografia e o Óscar de Melhor Banda Sonora.
Os quatro prémios mais importantes da noite ficaram para o fim e 'Oppenheimer' venceu três deles: o de Melhor Ator Principal com Cillian Murphy; o de Melhor Realização com Christopher Nolan; e o de Melhor Filme.
A grande surpresa da noite foi 'A Zona de Interesse', que venceu o Óscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som. Por outro lado, 'Assassinos da Lua das Flores', de Martin Scorsese, foi o grande derrotado e não conseguiu arrecadar nenhum dos dez prémios a que estava nomeado.
Na corrida aos Óscares estava ainda um português, o realizador Joaquim dos Santos, que estava nomeado para a Melhor Longa-Metragem de Animação com 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso', juntamente com Kemp Powers e Justin K. Thompson. Contudo, a vitória foi para 'O Rapaz e a Garça', de Hayao Miyazaki.
Nos Óscares, houve ainda destaque para a atualidade europeia, com '20 Days in Mariupol' - sobre o cerco à cidade ucraniana durante a invasão russa - do jornalista Mstyslav Chernov, a vencer na categoria de Melhor Documentário.
A morte de Alexei Navalny foi tema na cerimónia, com o opositor russo - que morreu há cerca de três semanas na prisão onde se encontrava detido - a abrir a secção 'In Memoriam', onde são homenageadas as personalidades que partiram ao longo do último ano. Foram ainda lembrados nomes como Tina Turner, Matthew Perry e Michael Gambon.
"The only thing necessary for the triumph of evil is for good people to do nothing."
— Variety (@Variety) March 11, 2024
The #Oscars In Memoriam segment opens with a tribute to Alexei Navalny. https://t.co/UNgGySGz3r pic.twitter.com/38EFyQqttJ
Também o atual conflito na Faixa de Gaza foi abordado durante a cerimónia, mas não pela organização. Ainda antes do evento, meia centena de manifestantes palestinianos receberam os nomeados em protesto, gritando "ganhem vergonha", para recriminar a realização da 96.ª edição dos prémios enquanto continua o conflito em Gaza.
Alguns artistas, como a cantora Billie Eilish e o irmão FINNEAS, o ator Ramy Youssef e o realizador Nadim Cheikhrouha, usaram um alfinete em apoio à Faixa de Gaza na passadeira vermelha. Durante a cerimónia, Jonathan Glazer, diretor de 'A Zona de Interesse', lembrou as vítimas do ataque do Hamas, ocorrido em território isrealita a 7 de outubro, e também as vítimas da retaliação de Israel sobre a Faixa de Gaza.
Eis a lista completa de todos os vencedores:
Melhor Filme: 'Oppenheimer'
Melhor Atriz Principal: Emma Stone pelo papel em 'Pobres Criaturas'
Melhor Realizador: Christopher Nolan por 'Oppenheimer'
Melhor Ator Principal: Cillian Murphy pelo papel em 'Oppenheimer'
Melhor Canção Original: 'What Was I Made For?' de 'Barbie'
Melhor Banda Sonora Original: 'Oppenheimer'
Melhor Som: 'A Zona de Interesse'
Melhor Curta-Metragem: 'The Wonderful Story of Henry Sugar'
Melhor Fotografia: 'Oppenheimer'
Melhor Documentário: '20 Days in Mariupol'
Curta-Metragem Documental: 'The Last Repair Shop'
Melhor Montagem: 'Oppenheimer'
Melhores Efeitos Visuais: 'Godzilla Minus One'
Melhor Ator Secundário: Robert Downey Jr. pelo papel em 'Oppenheimer'
Melhor Filme Internacional: 'A Zona de Interesse'
Melhor Guarda-Roupa: 'Pobres Criaturas'
Design de Produção: 'Pobres Criaturas'
Melhor Caraterização: 'Pobres Criaturas'
Melhor Argumento Adaptado: 'American Fiction'
Melhor Argumento Original: 'Anatomia de uma Queda'
Melhor Filme de Animação: 'O Rapaz e a Garça'
Melhor Curta-Metragem de Animação: 'War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko'
Melhor Atriz Secundária: Da'vine Joy Randolph pelo papel em 'Os Excluídos'
Leia Também: AO MINUTO: Em noite de reviravolta, 'Oppenheimer' acaba vencedor
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com