25 Abril. SNBA celebra revolução com exposição coletiva de 40 artistas

Uma exposição com obras de cerca de 40 artistas, entre eles João Abel Manta e Sofia Areal, vai ser inaugurada na terça-feira, na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) para celebrar os 50 anos do 25 de abril.

Notícia

© iStock

Lusa
11/03/2024 17:20 ‧ 11/03/2024 por Lusa

Cultura

25 de Abril

Com curadoria de João Paulo Queiroz e Jaime Silva, a mostra coletiva tem como título "50 Anos de Abril" e reúne peças de mais de quatro dezenas de artistas ligados a esta instituição, nomeadamente Álvaro Carneiro, Emília Nadal, Ana Velez, João Oom e Gracinda Candeias, segundo a organização.

Associação artística fundada em 1901, a SNBA teve origem na fusão do Grémio Artístico com a Sociedade Promotora de Belas Artes, e onde artistas como Malhoa, Veloso Salgado, Columbano e Roque Gameiro deram aulas gratuitas aos seus associados.

José de Guimarães, Manuel Gantes, Pedro Calapez, Sérgio Pinhão, Sofia Areal, Fernando Cruz, Grupo Puzzle, Ilídio Salteiro, Isabel Sabino, Jaime Silva, Renée Gagnon, Sara Maia, Maria José Oliveira, Paulo Quintas, Manuel San-Payo, Sérgio Pinhão e Zulmiro de Carvalho são outros dos artistas representados nesta mostra.

A SNBA, considerada a associação artística mais antiga do país, encerrada temporariamente pelo regime do Estado novo em 1952, e depois reaberta, foi palco da realização dos chamados "Salões de Independentes" de artes e das Exposições Gerais de Artes Plásticas.

A mostra "50 Anos de Abril", de entrada livre, vai ser inaugurada às 18:30 de terça-feira e ficará patente até abril.

Leia Também: Quase 470 mil telespetadores assistiram à 96.ª noite dos Óscares

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas