"Um eco evento". Carolina Deslandes e Diogo Piçarra na Feira de Leiria

Os cantores Carolina Deslandes, Van Zee e Diogo Piçarra vão atuar na Feira de Leiria, um evento que arranca em 30 de abril e que mantém a aposta na sustentabilidade, foi hoje anunciado.

Notícia

© Pixabay

Lusa
05/04/2024 23:43 ‧ 05/04/2024 por Lusa

Cultura

Cantores

"Temos um grande desafio, que lançámos no ano passado, porque queremos que a tradicional Feira de Maio [designada assim no passado] seja, de facto, um eco evento, uma feira com todas as boas práticas em termos de sustentabilidade", afirmou à agência Lusa a vereadora Catarina Louro.

Para Catarina Louro, "isto é muito importante num evento que já é centenário, tem uma grande identidade, tem uma profunda ligação aos leirienses, com muitas tradições, muitas memórias".

"Acreditamos que, efetivamente, este salto terá de ser feito", declarou a vereadora que tem, entre outros, o pelouro dos grandes eventos.

A autarca notou que na edição de 2023 do certame foram proibidos os copos descartáveis no recinto, sendo que neste ano o município, além da diversão, animação, música e gastronomia, quer apresentar "aos leirienses e visitantes uma feira ainda mais limpa e mais ambientalmente amigável".

Entre outras medidas, este ano, pela primeira vez, o recinto vai ser vedado com madeira, pelo que vai deixar de utilizar mil metros quadrados de lona, apontou.

Quanto à programação musical, Catarina Louro destacou "grandes nomes nacionais".

"Inclusivamente, tivemos nas redes sociais o pedido aos leirienses e visitantes sobre eventuais artistas que gostariam que estivessem", lembrou, referindo ter ganhado, "por uma grande margem, o artista Slow J".

De acordo com a autarquia, trata-se de "um cartaz musical multigeracional e para os amantes de diversos estilos musicais, como pop, rock, hip-hop e música popular portuguesa", com 20 concertos de acesso gratuito em todos os fins de semana.

A abrir a Feira de Leiria, em 30 de abril, atua o cantor Toy. Seguem-se Van Zee (03 de maio), Diogo Piçarra (04), Hybrid Theory (10), Slow J (11), Némanus (17), Excesso (18), João Miguel (21), Katedral (22), GNTK (24) e Carolina Deslandes (25), havendo lugar ainda para a atuação de filarmónicas do concelho em 26 de maio, dia de fecho do certame.

"A música será sempre um fator que atravessará todo o mês de duração da feira e que será uma grande âncora", admitiu, adiantando que na tenda da gastronomia marcarão presença associações do concelho com restaurantes e tasquinhas, mas haverá ainda espaços de petiscos, ações de 'show cooking', bares e 'street food'.

No âmbito ambiental, estão previstas ações de sensibilização sobre a utilização responsável da água e o incentivo à reciclagem, entre outras, para crianças e adultos.

Segundo dados da Câmara de Leiria, no ano passado passaram pelo recinto da feira, que tem como uma das atrações os equipamentos de diversão (este ano serão cerca de 30), 650 mil visitantes, gerando cerca de nove milhões de euros de volume de negócio.

Ainda de acordo com informação da autarquia, o evento alcançou mais de sete milhões de pessoas nas redes sociais e 300 mil interações de seguidores nas redes sociais do município.

Mais de 230 expositores, 50 espaços de restauração, onde foram servidas cerca de 110 mil refeições, são outros números do certame realizado há um ano, que o município quer ultrapassar agora, num espaço com cerca de 45 mil metros quadrados.

Em 2023, foram recicladas sete toneladas de resíduos, duas de plástico, três de papel e duas de vidro, sendo que, devido a práticas amigas do ambiente, reduziu-se em 80% o uso do plástico no recinto.

A Feira de Leiria decorre no parque de estacionamento do estádio municipal e para o local a autarquia garante transportes gratuitos a partir de parques periféricos da cidade.

Leia Também: Diretora e professor de colégio de Leiria acusados da morte de aluno

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas