Em declarações aos jornalistas, no final da sessão que assinalou os 60 anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro, no Panteão Nacional, em Lisboa, Dalila Rodrigues disse que "são excelentes notícias".
Miguel Gomes obteve o Prémio de Melhor Realização pela longa-metragem "Grand Tour", e Daniel Soares venceu uma menção especial com a curta-metragem "Bad for a moment -- Mau por um momento", na 77.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que termina hoje.
"O cinema, a arquitetura, as artes visuais, a literatura dão sinais de grande vitalidade. Não é necessário participar em competições para reconhecer a vitalidade e o valor, mas quando obtemos estes prémios internacionais, evidentemente, estamos todos de parabéns", disse a ministra.
Dalila Rodrigues adiantou que irá ligar aos dois realizadores para os felicitar e que quando regressarem a Portugal irá aguardá-los "com vivas saudações de reconhecimento".
A ministra aproveitou para fazer um balanço dos primeiros 30 dias de governação, salientando que tem sido "muito positivo", tanto pelas várias atividades culturais no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, como pelas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, que estão "prestes a começar", ou o Dia Internacional dos Museus, quando foram apresentadas as primeiras políticas culturais na área do património.
[Notícia atualizada às 20h59]
Leia Também: 'Grand Tour' dá a Miguel Gomes prémio de melhor realização em Cannes