Uma herança de ouro egípcio foi encontrada na região do Delta do Nilo, estando espalhada por 63 túmulos.
De acordo com o que o Ministério do Turismo e das Antiguidades explicou na segunda-feira, as peças pertenciam à última dinastia do país e alguns destes objetos vão ser expostos em museus.
A descoberta foi feita por uma equipa de arqueólogos que se juntou ao ministério e 'desenterrou' o ouro na região de Damietta. Outros objetos foram encontrados nos túmulos, incluindo, objetos funerários, estátuas e também um vaso de moedas com quase 40 em bronze.
A dinastia ptolemaica foi a última do Antigo Egito, antes de a região ficar sob controlo do Império Romano. A dinastia acabou com Cleópatra.
A primeira vez que o país exibiu objetos encontrados deste período foi em 2018. Cerca de 300 objetos foram expostos no Cairo.
Archaeologists found 63 tombs in Egypt's Tell el-Deir cemetery, containing artifacts like gold flakes & pottery vessels. This discovery sheds light on Damietta's historical importance as a trade center https://t.co/dwGwO14p6y @indyfromspace @yukinegy #Egypt #Archaeology pic.twitter.com/4mW4ndDj7y
— Luxor Times (@luxortimes) July 23, 2024
Leia Também: Jordânia e Egito condenam ida de judeus à Esplanada das Mesquitas