Segundo a organização do certame, em comunicado divulgado hoje, 428 filmes inscreveram-se para a edição do encontro internacional de estudantes de cinema, o número mais elevado de inscrições da história do prémio.
Além de Portugal, competem curtas-metragens oriundas de escolas da Alemanha, do Chile, de Cuba, da Dinamarca, dos Estados Unidos, de França, do Japão e Reino Unido.
Interpretada por Gabriel Storm Lima, Lucas Torres, Nuno Araújo, Tiago Sousa e Tiago Teixeira, 'Chuvas de Verão' conta a história de um grupo de jovens que "destrói a memória matriarcal de um velho quarto".
"Perante o perigo iminente, os mais velhos disputam a liderança. À medida que a tarde se prolonga e que a intensidade da chuva faz aumentar o calor interior, os jovens recorrem à violência. Na vulnerabilidade de um corpo ferido, Chico, o jovem inadaptado, encontra um presságio trágico de desejo", lê-se na sinopse do filme.
Organizada pelo Festival de San Sebastián e pelo Centro Internacional de Cultura Contemporânea Tabakalera, e secção Nest "dá a conhecer os trabalhos de alunos de escolas de cinema de todo o mundo, ou seja, cineastas do presente e do futuro", acrescenta a organização do festival.
O prémio tem o valor de 10 mil euros.
Os novos projetos da realizadora brasileira Gabriela Amaral Almeida e do argentino Hernán Rosselli, ambos com coprodução portuguesa, vão ser apresentados no Fórum de Coprodução Europa-América Latina no âmbito do Festival de Cinema de San Sebastían.
Antes, o festival tinha já anunciado que o filme 'On Falling', da portuguesa Laura Carreira, vai integrar a competição oficial do evento que se realiza entre 20 e 28 de setembro naquela cidade basca.
Leia Também: Filme 'Sobreviventes' de José Barahona chega aos cinemas em outubro