Partido suíço avança com referendo para impedir realização da Eurovisão

A União Democrática Federal Suíça está contra um empréstimo de 35 milhões de francos suíços a Basileia para a organização de um evento que descreveu como "repleto de antissemitismo, blasfémia e satanismo".

Notícia

© Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
16/09/2024 11:17 ‧ 16/09/2024 por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Eurovisão

A União Democrática Federal Suíça (EDU), um pequeno partido conservador suíço, vai avançar com um referendo para impedir que a próxima edição do Festival Eurovisão da Canção se realize em Basileia, entre 13 e 17 de maio. Em causa está um empréstimo de cerca 35 milhões de francos suíços (cerca de 37 milhões de euros) do parlamento cantonal para Basileia. 

 

Segundo o jornal Politico, que cita Daniel Frischknecht, líder do EDU, o período de recolha de assinaturas para o referendo começou no sábado, com a publicação no jornal cantonal de Basileia.

O partido descreveu o concurso de música como um evento "repleto de antissemitismo, blasfémia e satanismo". "Para uma festa tão ‘woke’, nós - os suíços - temos de pagar uma fatura pesada", questionou o EDU.

Frischknecht está confiante de que, "com a ajuda de muitos moradores de Basileia", será capaz de realizar um referendo contra o empréstimo de 34,9 milhões de francos suíços, aprovado na semana passada pelo parlamento cantonal de Basileia com 87 votos a favor, quatro contra e quatro abstenções. 

O empréstimo foi aprovado após Basileia ter pedido o financiamento de despesas de vários setores, como infraestruturas, segurança, transportes, alojamento e eventos.

Para que o referendo se realize, devem ser recolhidas e apresentadas, até 26 de outubro, pelo menos duas mil assinaturas certificadas. 

Sublinhe-se que a Suíça ganhou o direito de organizar a 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, após a vitória de Nemo com ‘The Code’, em maio, na Suécia. As semifinais do evento estão marcadas para os dias 13 e 15 de maio, ao passo que a grande final se realizará a 17 de maio, na arena St. Jakobshalle, em Basileia.

Leia Também: Eurovisão? Países Baixos pediram para "adiar decisão sobre participação"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas