É certo e sabido que os adultos têm receio de abordar a morte e o luto com mais pequenos. A pensar nesse momento difícil, o escritor João Tedim propôs-se a ajudar pais, educadores e até as próprias crianças a lidar com esta realidade, através do seu primeiro livro infantil, ‘O cometa avô’.
"Como é que se pode explicar a uma criança que alguém próximo faleceu? Os avós têm um papel especial na vida dos netos, geralmente pelas experiências marcantes repletas de amor que ficarão para sempre na memória", começou por elencar um comunicado da Porto Editora a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A mesma nota recordou, contudo, que os avós "também podem representar o primeiro contacto com a perda e a saudade em idades bastante tenras das crianças".
© Porto Editora
"Para as famílias este não é um processo fácil pois, além do luto pessoal, têm a árdua missão de explicar, em muitos casos, pela primeira vez, o que é a morte”, explicou.
Nessa linha, e com base na sua experiência pessoal, João Tedim escreveu ‘O cometa avô’, visando “explicar às crianças da família a partida do avô muito acarinhado que tinha a energia de um cometa e que deixou um rasto de felicidade e saudade eterno”.
O livro, que já chegou às livrarias, “incentiva o diálogo e a partilha de emoções após a perda de um ente querido”, estando “recheado de cumplicidade, alegria, humor, aventuras, sorrisos e algumas lágrimas”.
‘O cometa avô’ tem apresentação agendada para este domingo, às 17h00, na FNAC Mar Shopping, em Matosinhos. Além do autor, marcará presença no evento a ilustradora Marcela Dugon, com apresentação de Ana Filipa Pacheco.
Leia Também: "Falar da morte é trazer-nos à vida e lutar por aquilo que é viver bem"