Em comunicado enviado à agência Lusa, O Espaço do Tempo indicou que a quinta edição das Bolsas de Criação na área das artes performativas contemporâneas, com um montante global de 100 mil euros, tem candidaturas abertas até ao dia 08 de novembro.
"Desde 2019 que estas bolsas são o maior estímulo à criação nas áreas da dança, do teatro, da performance e dos cruzamentos disciplinares", sublinharam os promotores, que a Direção-Geral das Artes identifica como "o maior centro de produção e residências artísticas" em Portugal.
As quatro criações contempladas serão apresentadas em estreia absoluta nas instalações de O Espaço do Tempo, em novembro de 2025, no âmbito do Festival "#ETFEST", após duas semanas de residência final a realizar no respetivo espaço de apresentação.
Para esta edição, adiantou a estrutura cultural, o júri será constituído por Ana Rocha, Cristina Planas Leitão, Joyce Souza, Patrícia Portela e Pedro Barreiro.
Os resultados serão divulgados no dia 29 de novembro, sublinhou.
Em novembro deste ano, serão apresentados em estreia no #ETFEST, promovido por O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, os quatro projetos vencedores da quarta edição das Bolsas de Criação, lançada em 2023.
Os projetos "FLOWERS!", de Mafalda Banquart, "Frente-a-Frente", de Inês Campos e Vahan Kerovpyan, "cão de sete patas", de Bibi Dória, e "Kabeça Orí", de Aoaní Salvaterra e Joyce Sousa, foram os contemplados na edição anterior.
As bolsas têm o apoio do BPI e da Fundação 'La Caixa'.
Leia Também: FAP defende IRS Jovem e opõe-se a descongelamento de propinas