O caráter vanguardista e inovador de 'Aqui' é descrito na página oficial de Richard McGuire e remete para a primeira versão da obra, publicada em 1989, que deu origem depois - exatamente com o mesmo ponto de partida - ao "romance gráfico" editado em 2014 e que chega agora ao mercado português.
A banda desenhada 'Here' saiu pela primeira vez em 1989 na revista Raw, de Art Spiegelman e Françoise Mouly. Nas seis páginas da BD a preto e branco está o mesmo conceito do álbum de BD, a cores e com dezenas de páginas, de 2014, apesar da abordagem gráfica e visual diferente: a narrativa acontece sempre no canto de uma sala de estar, que é o cenário para ações em tempos distintos.
Há personagens que entram e saem de cena, há sobreposição de épocas em pequenos quadrados desenhados, mas o canto da sala é sempre o mesmo, provocando um diálogo fragmentado entre um presente e um futuro, entre diferentes épocas e circunstâncias.
Na mesma página dupla, Richard McGuire mostra, por exemplo, o cenário de uma sala de estar em 1915, sobrepondo uma imaginária paisagem de há 10.000 anos naquele mesmo local e ainda uma pessoa deitada em cima de um tapete, em 1970.
"Folhear 'Aqui' é uma imprevisível viagem no tempo, através de espaços conjugados pelo traço limpo e cores sólidas de McGuire", escreveu a publicação ArtForum.
Esta semana, na revista The New Yorker, Françoise Mouly comparava as duas versões de 'Aqui' e lembrava que a BD de 1989 era de um lugar imaginário, enquanto que a sala de estar e algumas das personagens retratadas na versão de 2014 se inspiram na casa de família de McGuire e aludem às paisagens da costa de New Jersey, nos Estados Unidos.
Richard McGuire tem 67 anos e o seu trabalho artístico é multidisciplinar, de modo a "transmitir as ideias complicadas da experiência humana", lê-se na biografia oficial.
Foi baixista da banda pós-punk Liquid Liquid, é escultor, colabora como ilustrador para a revista The New Yorker, é autor de livros ilustrados para crianças, já desenhou brinquedos, fez parte de uma exposição sobre arte urbana em Nova Iorque e realizou cinema de animação.
Tem obra representada em vários museus, incluindo o Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque.
A obra 'Aqui', premiada no festival de BD de Angoulême (França), ganhou um interesse renovado por ter sido adaptada para cinema pelo realizador norte-americano Robert Zemeckis, com interpretação de Tom Hanks e Robin Wright.
Leia Também: 'Ode Marítima' de Fernando Pessoa em espetáculo no CCB