Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), é a vítima de um atropelamento mortal ocorrido, na manhã deste sábado, em Belém, Lisboa. A notícia foi inicialmente avançada pela Renascença e, entretanto, confirmada pela LeYa.
"Foi com profunda e pesada tristeza que a LeYa recebeu, esta manhã, a notícia da trágica morte de Pedro Sobral, administrador das Edições Gerais, na sequência de um atropelamento", lê-se numa publicação divulgada nas redes sociais.
O grupo editorial fala numa "perda com danos inultrapassáveis, não apenas para todos os que na LeYa trabalharam de perto com Pedro Sobral, mas também para aqueles que, de uma forma ou outra, estão ligados ao setor do livro - editores, escritores, livreiros e tantos leitores com quem Pedro Sobral sempre estabeleceu laços de forte ligação".
A LeYa promete continuar o "projeto conduzido, nos últimos 2 anos, por Pedro Sobral, com a mesma convicção e entusiasmo que ele colocou em cada dia", sendo essa a "melhor forma de lhe prestarmos homenagem e, continuadamente, expressarmos a nossa gratidão".
Para Ana Rita Bessa, CEO da LeYa, "Pedro acreditava profundamente no poder dos livros e na liberdade da edição, valores com que ajudou a construir a LeYa". "Um amigo de todas as horas e de todos os livros, de quem, hoje, nos começamos a despedir com doloroso e genuíno agradecimento", disse, citada na referida publicação.
A LeYa "fez chegar à família de Pedro Sobral as mais sentidas condolências".
Com 51 anos, Pedro Sobral era licenciado em Economia e em Ciência Política, pela Universidade Católica de Lisboa, tendo frequentado o Programa de Gestão Geral na Harvard Business School.
Com um percurso inicial na área financeira e de consultoria, foi nomeado, em 2004, diretor de Marketing e Vendas no Grupo Almedina.
Em 2008, entrou no Grupo LeYa como diretor de Marketing e Conteúdo Digital, mais tarde como Coordenador da Divisão Editorial e, por fim, como administrador das Edições Gerais do Grupo LeYa.
Após três anos como vice-presidente da APEL, em 2021, Pedro Sobral foi nomeado presidente da APEL, cargo que ocupou até agora.
Pedro Sobral seguia na estrada como ciclista, quando foi atropelado por um carro na manhã deste sábado, junto à Cordoaria Nacional, em Belém. O óbito foi confirmado no local. O condutor pôs-se inicialmente em fuga, mas acabou por se entregar numa esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP).
[Notícia atualizada às 14h45]
Leia Também: Ciclista morre atropelado em Belém. Condutor está em fuga