A partir das 21h00, o teatro algarvio vai acolher "um espetáculo, com intervenções musicais e de dança", e, durante a sessão, vai ser feita a apresentação da programação anual, que arrancará a 24 e 25 de janeiro com o humorista Francisco Menezes, adiantou o diretor artístico do Teatro Lethes à agência Lusa.
"Um aspeto importante deste ano são os 180 anos do Teatro Lethes, a 04 de Abril. E, nesse sentido, vamos ter um concerto com um pianista super premiado em todo o mundo, que é um português chamado Raul da Costa", destacou Luís Vicente, referindo-se ao diretor arti´stico do Festival Internacional de Mu´sica da Po´voa de Varzim, premiado em diversos festivais de piano a nível mundial, formado na escola superior de música de Hannover, onde também lecionou.
A 04 de abril, a equipa do teatro algarvio vai poder apresentar, em colaboração com o Teatro das Figuras e a Universidade do Algarve, uma "exposição acerca do Teatro Lethes", a exibir em princípio no Museu de Faro, e que "contempla todo o historial do teatro desde há 180 anos a esta parte", revelou.
"Vamos ter pela primeira vez um espetáculo de circo contemporâneo pela Companhia Absurda, que será no dia 21 de março. E vamos ter outros espetáculos de música e de dança, assinalando algumas datas. Por exemplo, no dia 14 de fevereiro, vamos receber Manuel João Vieira, a propósito do Dia dos Namorados, com um programa que se chama 'Cantigas de Dor de Corno'", assinalou o diretor artístico do Teatro Lethes.
O também ator e encenador classificou Francisco Menezes como um "conceituado humorista" e indicou que o seu espetáculo ao vivo de 'stand up comedy' foi o escolhido para "abrir a programação", nos dias 24 e 25, mas salientou que estão também previstas atuações de companhias conceituadas como o Teatro da Comuna, que leva à cena "O Contador de Histórias", a 05 de fevereiro.
"Vamos ter as habituais visitas guiadas e também vamos recuperar as visitas encenadas. Tudo isto, digamos, um pouco no quadro das comemorações dos 180 anos do Teatro Lethes", referiu.
A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) também vai ter duas estreias em 2025, uma a 24 de maio, na qual apresentará o "Sermão de Santo António aos Peixes", do Padre António Vieira, e outra a 24 de outubro, que tem como título "A Festa", disse à Lusa Tânia Silva, diretora artística adjunta do Teatro farense.
"As Moçoilas, o grupo de música, vai celebrar os 30 anos aqui no Teatro Lethes, com um espetáculo no dia 29 de março", avançou Tânia Silva.
O Teatro vai também prosseguir em 2025 "as aulas de dança e de expressão dramática" e, na área musical, levar ao palco o 8.º Festival Internacional de Guitarras (16 de fevereiro) e o Festival Internacional de Blues de Faro (06 e 07 de Junho), exemplificou ainda a diretora adjunta.
Luís Vicente explicou que a programação para 2025 está marcada pelo ecletismo, um objetivo que está sempre presente no trabalho da direção do Teatro.
"A filosofia é justamente essa, termos espetáculos muito variados, por exemplo, dentro da música nós trazemos coisas muito diversas, vamos ter cá a Orquestra do Algarve, como habitualmente, com música clássica, mas também vamos ter música e dança de Flamengo, o festival de guitarras, enfim, coisas muito diversificadas de modo a dar ao público uma programação abrangente", justificou.
Leia Também: Teatro das Beiras com cerca de 40 espetáculos no auditório em 2025