Vinte desenhos de nus da coleção privada de Yves Saint Laurent em leilão

Mais de vinte desenhos de nus de Yves Saint Laurent serão apresentados em janeiro num leilão de obras de arte e objetos da coleção privada do falecido estilista e do seu sócio Pierre Bergé.

Notícia

© RICCARDO MILANI/Hans Lucas/AFP via Getty Images

Lusa
11/01/2025 11:00 ‧ há 3 horas por Lusa

Cultura

Yves Saint Laurent

Intitulada 'Yves Saint Laurent - Pierre Bergé: uma coleção íntima', a venda dos desenhos de nus terá lugar online de 21 a 30 de janeiro, coincidindo com a Semana da Moda Masculina de Paris, anunciou a Sotheby's.

 

Os desenhos "combinam pormenores anatómicos precisos e poesia lasciva (...) para nos fazer mergulhar no mundo íntimo de Yves Saint Laurent", afirma a casa de leilões num comunicado de imprensa.

"É a primeira vez que um tal conjunto é oferecido em leilão", disse aos jornalistas Florent Jeanniard, vice-presidente da Sotheby's France.

Todos os desenhos foram certificados pelo comité Yves Saint Laurent - Authentification, que foi criado especificamente para verificar a autenticidade das obras gráficas de Yves Saint Laurent, acrescentou Florent Jeanniard.

Para além destes nus, a venda inclui uma seleção de obras de arte adquiridas por Saint Laurent à galeria Kugel, incluindo um medalhão de porcelana do período do Primeiro Império Francês (1810-1815) que representa o perfil de um soldado romano.

Outros destaques da coleção incluem fotografias de Andy Warhol, Helmut Newton, Alice Springs e Martine Barrat. As fotografias englobam retratos Polaroid de Warhol, incluindo um de Pierre Bergé sem camisa.

A coleção, avaliada entre 4.000 e 6.000 euros, também conta com um retrato de Yves Saint Laurent.

Todas as obras de arte estarão expostas durante o leilão nos escritórios parisienses da Sotheby's, em Paris.

Leia Também: Tábua gravada com os Dez Mandamentos vendida por 5 milhões em leilão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas