A estação estatal da Moldova, TRM, anunciou esta quinta-feira que o país retirou a sua participação do Festival Eurovisão da Canção 2025. Em comunicado, o organismo defendeu que a decisão foi tomada "após uma análise detalhada da situação atual, bem como dos desafios económicos, administrativos e artísticos".
A Moldova era um dos 38 países que confirmaram a sua participação na 69.ª edição do festival, no passado mês de dezembro. No entanto, a Etapa Națională deste ano, o equivalente ao Festival da Canção, "revelou alguns desafios, incluindo uma diminuição do interesse do público e da qualidade geral das peças e dos espetáculos artísticos".
"A decisão não foi fácil, mas é necessária no contexto atual. A seleção nacional deste ano revelou alguns desafios, incluindo uma diminuição do interesse do público e da qualidade geral das peças e dos espetáculos artísticos. Este facto gerou uma perceção negativa entre os especialistas e o público, sublinhando a necessidade de uma reforma substancial do processo de seleção", anunciou Corneliu Durnescu, diretor da Moldova 1, em conferência de imprensa, citado pela imprensa internacional.
O responsável explicou que a "maioria" de especialistas de música consultados "manifestou sérias reservas quanto à participação da Moldova este ano", o que levou também ao cancelamento da realização da Etapa Națională.
Já a chefe da delegação da Eurovisão na Moldávia, Daniela Crudu, afirmou também que "esta decisão não foi fácil", mas garantiu o "regresso à Eurovisão com força".
Sublinhe-se que a Moldova estreou-se na Eurovisão em 2005 e esta é a primeira vez que não participa desde então. Do total de 19 participações, o país conseguiu apurar-se 13 vezes para a final do concurso, tendo tido o melhor resultado em 2017, quando o grupo Sunstroke Project alcançou o terceiro lugar com ‘Hey Mama’.
O Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça, após a vitória de Nemo, com ‘The Code’, na edição do ano passado.
Leia Também: Já se sabe quem vai apresentar a Eurovisão: "Simbolizam valores da Suíça"