Os preparativos para a mais famosa cerimónia de entrega de prémios do cinema começaram esta quinta-feira com a revelação dos nomeados para a 97.ª edição dos Óscares.
O filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, está entre os nomeados para Melhor Filme Internacional - algo que não acontecia desde 1998 - e Melhor Filme, pela primeira vez na história do Brasil.
Se recuarmos ao final da década de 1990, encontramos também o realizador Walter Salles entre a lista de nomeados de 1998, com 'Central do Brasil'. Entre o elenco estava Fernanda Montenegro, a mãe da agora nomeada para Melhor Atriz, Fernanda Torres. Recorde-se que, nesse ano, Montenegro perdeu o Óscar para Gwyneth Paltrow.
Na 'corrida' pela estatueta de Melhor Atriz, Fernanda Torres vai encontrar Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascon (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (The Substance).
Apesar de já ter feito história nesta edição, 'Ainda Estou Aqui' não é o filme brasileiro com mais nomeações de sempre nos Óscares. Em 2004, 'Cidade de Deus', de Fernando Meirelles com colaboração de Kátia Lund, recebeu quatro nomeações nas categorias de Melhor Realização, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.
Os filmes mais nomeados do ano
'Emilia Pérez', do realizador francês Jacques Audiard, é o filme com mais nomeações desta edição e está entre as longas-metragens internacionais mais nomeados da história dos Óscares. Ao todo tem 13 nomeações.
A ocupar o segundo lugar do pódio dos filmes com mais nomeações estão 'Wicked' e 'The Brutalist', ambos com dez cada um. Seguem-se 'A Complete Unknown' e 'Cónclave' com oito nomeações.
As principais ausências
Tal como acaba por acontecer todos os anos, a Academia deixou de fora de lista de nomeados alguns dos grandes nomes que estavam entre os favoritos. Entre eles estão os realizadores Edward Berger ('Cónclave') e Denis Villeneuve ('Dune:Parte 2'), que não tiveram qualquer nomeação.
No que toca aos atores, Angelina Jolie ('Maria'), Daniel Craig ('Queer'), Nicole Kidman ('Babygirl'), Denzel Washington ('Gladiador II') e Margaret Qualley ('A Substância') são alguns dos nomes sonantes que ficaram de fora.
Atores nomeados pela primeira vez
Há 13 atores na edição dos Óscares deste ano que estão nomeados pela primeira vez.
Além de Fernanda Torres, também Karla Sofía Gascón ('Emilia Pérez'), Mikey Madison ('Anora'), Demi Moore ('A Substância'), Sebastian Stan ('The Apprentice'), Monica Barbaro ('A Complete Unknown'), Ariana Grande ('Wicked'), Isabela Rossellini ('Cónclave'), Zoe Saldaña ('Emilia Pérez'), Yura Borisov ('Anora'), Kieran Culkin ('A Real Pain'), Guy Pearce ('The Brutalist') e Jeremy Strong ('The Apprentice') fazem pela primeira vez parte da lista de nomeados.
Acompanhe aqui a divulgação dos nomeados em direto: