"No ano de 2024, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha emprestou 17.527 recursos, o que representa uma subida de 17% em relação a 2023", revela uma nota de imprensa.
A procura pelos utilizadores, a 31 de dezembro de 2024, totalizava 7.660 leitores locais, de acordo com os dados hoje divulgados na nota, que contabiliza em 297 os dias em que a Biblioteca Municipal esteve aberta no ano passado.
Nesse período, foram registadas 26.766 entradas, mais 737 do que em 2023.
"Tem havido também um incremento considerável no empréstimo interbibliotecas, com pedidos a surgirem das bibliotecas escolares, da Rede de Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro e de outros pontos do país", acrescenta.
Quanto ao tipo de livros requisitados, a maioria são obras literárias, com especial destaque para os livros infantis, esclarecendo a autarquia que o fundo da Biblioteca "é regularmente atualizado, havendo uma especial atenção às sugestões dos utilizadores e às novidades no mercado".
Em 2024, foram dinamizadas 391 atividades, entre ações próprias e cedências, que incluíram horas do conto, oficinas criativas, apresentações de livros, ações de formação, e exposições.
As ações dirigidas às famílias tiveram "elevada participação, com sessões por vezes esgotadas, sendo possível destacar os encontros mensais de conto-oficina "Aos Sábados, Conto Contigo!", o "Histórias em Pijama", o "Terror na Biblioteca" e, para as famílias com bebés, "Gatinhar de Leituras".
Para o público adulto, acrescenta a nota, foram organizadas nove exposições e promovidos sete "Encontros com Letras", um espaço de divulgação das obras literárias de autores emergentes.
Na área da formação, o encontro "Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa" registou 136 pessoas inscritas na edição de 2024.
A Biblioteca Municipal desenvolveu também atividades "fora de portas", com o "Sementes de Leitura" que percorreu todas as turmas do 1.º Ciclo do concelho, e "Raízes de Leitura", com apresentação de dramatizações de obras literárias no Cineteatro Alba.
O catálogo 'online', a 31 de dezembro, contava com 66.331 registos em biblioteca.cm-albergaria.pt, permitindo fazer reservas 'online'.
Leia Também: Arte contemporânea leva à descoberta de locais de Torres Vedras