Os dois filmes foram selecionados para a competição deste festival dedicado ao documentário, numa secção na qual estão outras 35 obras em curta, média e longa-metragem.
"Les Habitants" é uma curta-metragem de Maureen Fazendeiro, realizadora e argumentista francesa radicada em Lisboa, e cruza ficção e documentário, sobre a reação dos moradores de uma vila dos subúrbios de Paris à chegada de um grupo de pessoas ciganas.
"Enquanto a maioria dos moradores se indigna e exige a expulsão dos recém-chegados, algumas mulheres tentam ajudá-los a habitar o terreno que ocupam", lê-se na sinopse divulgada pela agência da Curta-Metragem.
"Les Habitants" tem coprodução luso-francesa pela Uma Pedra no Sapato e Norte Productions.
Maureen Fazendeiro, que está a finalizar a longa-metragem "As Estações", é autora das curtas-metragens "Sol Negro" (2019) e "Motu Maeva" (2014) e coautora do argumento dos filmes "Diários de Otsoga" (2021) e "Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes.
A longa-metragem "Balane 3", de Ico Costa, é um documentário sobre a vida dos habitantes de um bairro em Inhambane, uma cidade no sul de Moçambique.
Segundo a sinopse, "as personagens deste filme trabalham como pescadores, talhantes ou lavadores de carros, vão à escola, hospitais, cabeleireiros e mercados, bebem e dançam à noite, falam de política, doenças, amizades, amor e sexo. Falam bastante de sexo".
"Balane 3" é uma produção da Terratreme Filmes, com coprodução da Oublaum Filmes, de Ico Costa, e da francesa La Belle Affaire Productions.
Ico Costa tem trabalhado sobretudo entre Portugal e Moçambique, tendo assinado, entre outros, os filmes "Nyo VWeta Nafta" (2017), "Alva" (2019), "Timkat" (2019) e "O ouro e o mundo" (2024).
O festival Cinéma du Réel é uma iniciativa do Centre Pompidou, em Paris, com a 47.ª edição prevista entre os dias 22 e 29 de março.
Leia Também: Responsável pela HBO tem filmes completos (e gratuitos) no YouTube