O rapper português SHINY lançou o primeiro álbum, EM EVOL, que junta o hip hop ao fado, passando também pelo trap, R&B, house, afro e reggaeton. Fruto das influências que tem recebido ao longo da vida, dividida entre Lisboa e a ilha das Flores, nos Açores.
O próprio nome do álbum, EM EVOL, tem duplo significado. É uma abreviatura de "em evolução", da solidão da ilha mais ocidental da Europa aos sonhos que tem concretizado na capital, Lisboa, e, se for lido ao contrário, da direita para a esquerda, significa "love me", fazendo a ligação ao amor, um dos temas centrais deste trabalho.
SHINY trouxe, para muitas das 24 canções do álbum, referências ao mar, chuva, vento e estrelas característicos da vida na ilha, chegando mesmo a introduzir, numa das faixas, o som dos cagarros, a ave marinha mais característica dos Açores e uma das mais antigas do planeta.
Na capa do álbum, no qual trabalhou nos últimos dois anos, vê-se a capital ligada à ilha das Flores por uma ponte e o videoclipe mais recente, da canção Brisa, foi filmado pelo pai do artista, na ilha, com um iPhone.
© Reprodução Instagram SHINY
Depois deste lançamento, o SHINY pretende continuar a trabalhar com artistas ligados ao arquipélago dos Açores com o objetivo de "elevar" as ilhas e quem está ligado a elas.
Leia Também: Ópera '18 Months' estreia-se em Famalicão e ilustra drama de refugiados