Tommy Cash e a música 'Espresso Macchiato' foram os grandes vencedores do Eesti Laul, o equivalente ao Festival da Canção, no passado sábado, e vão representar a Estónia no Festival Eurovisão da Canção. No entanto, a música - cantada numa mistura de inglês com italiano - está a dividir as opiniões… em Itália.
Em 'Espresso Macchiato', Tommy Cash diz frases como "Ciao, bella. Sou o Tomaso, viciado em tabaco", "O meu dinheiro numeroso, trabalho 24 horas por dia. É por isso que estou a suar como mafioso" ou "A vida é como esparguete, é dura até a fazeres".
Agora, segundo o jornal The Guardian, a Codacons, uma associação de consumidores italiana, apresentou um recurso à União Europeia de Radiodifusão (UER) e questionou se "é apropriado permitir que uma canção que ofende um país e uma comunidade inteira" faça parte do concurso.
"Não obstante a liberdade de expressão artística que deve caraterizar eventos como a Eurovisão, não podemos deixar de levantar dúvidas sobre a inclusão de uma canção ofensiva para uma pluralidade de indivíduos num concurso seguido por audiências de todo o mundo", afirmou a Codacons em comunicado.
"A indignação foi expressa por numerosos cidadãos [por causa de uma canção] cuja letra contém estereótipos sobre a Itália e os italianos - os clichés habituais do café e do esparguete, mas sobretudo a máfia e a ostentação do luxo, que transmite a mensagem de uma população ligada ao crime organizado", acrescentou.
Também Gian Marco Centinaio, um senador do partido de extrema-direita Liga, afirmou nas redes sociais que "Tommy Cash devia vir a Itália para ver como as pessoas decentes trabalham em vez de escrever canções tão estúpidas e cheias de estereótipos".
"Para além de beber café e 'suar como um mafioso'. Espero que o impeçam de participar no Festival Eurovisão da Canção", atirou no X.
Questo Tommy Cash dovrebbe venire in Italia a vedere come lavora la gente perbene invece di scrivere canzoni così stupide e piene di stereotipi. Altro che bere caffè e “sudare come un mafioso”. Spero che gli impediscano di partecipare all’#eurovisionsongcontest. pic.twitter.com/VTjWmKGG9t
— Gian Marco Centinaio (@giamma71) February 19, 2025
Contudo, entre os cidadãos italianos a opinião é outra e há mesmo quem afirme que vai votar na Estónia. "Como italiano, acho engraçado como algumas pessoas se ofendem com 'Espresso Macchiato'. A canção não está a estereotipar a Itália - está a estereotipar a forma como os estrangeiros pensam que estão a ser italianos. É uma visão exagerada e irónica da perspetiva de quem vem de fora, não é um ataque à nossa cultura. Nenhuma pessoa inteligente levaria a sério ou se sentiria insultada por algo tão descaradamente irónico", defendeu um utilizador.
"Como italiano, estou entretido, mas também confuso, mas também ofendido, mas também honrado", escreveu outro.
No entanto, nos últimos dias, o canal oficial da Eurovisão no Youtube eliminou o vídeo da atuação de Tommy Cash no Eesti Laul, levantando dúvidas entre os eurofãs de que a participação possa estar em risco.
Recorde-se que o Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça, após a vitória de Nemo, com 'The Code', na edição do ano passado.
Leia Também: "Uma diva…" Deputado espanhol usa música da Eurovisão para 'atacar' Ayuso