Yasyl salvou 40 crianças de autocarro a arder. "Fiz o que era para fazer"

Um autocarro, que transportava 40 crianças, incendiou-se na A5, na passada quarta-feira. Agora, o motorista do veículo recorda o momento em que salvou dezenas de crianças.

Notícia

© Reprodução/ X

Notícias ao Minuto
26/04/2025 17:14 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

O condutor do autocarro que se incendiou na Autoestrada 5 (A5), na zona de Carnaxide, no distrito de Lisboa, com 40 crianças a bordo, na quarta-feira, contou como conseguiu salvar os menores, mas rejeitou ser apelidado de herói.

 

"Olhei para o espelho direito e estava tudo bem… Depois passaram carros e começaram a buzinar e a dizer para olhar para trás", começou por recordar Yasyl Viznyuk, em entrevista ao programa Casa Feliz, da SIC.

Após o alerta, o condutor viu o fumo e decidiu encostar na berma da autoestrada.

"Comecei a mandar as crianças sair. Nesta altura, o autocarro ficou cheio de fumo rapidamente. Estava tudo escuro", adiantou.

Apesar do fumo, Yasyl não hesitou em "fazer algumas voltas" no autocarro para "ajudar os miúdos a sair".

"Fui o último a sair do autocarro, as portas começaram a fechar e eu ainda estava lá dentro. Nem tive tempo de tirar os documentos do autocarro. Quando vi a porta a começar a fechar, pensei: 'Se ela fecha, já não saio'. Dei um pontapé na porta e saí", recordou.

O motorista, que transportava 40 alunos do 9.º ano e três professoras da Escola Noronha Feio, em Queijas, no concelho de Oeiras, rejeitou ser apelidado de herói.

"Heróis não é aqui, heróis é na guerra. Fiz o que era para fazer, mais nada", frisou, adiantando que não teve "tempo de ficar com medo".

Autocarro arde na A5 e condiciona trânsito. Transportava 40 crianças

Autocarro arde na A5 e condiciona trânsito. Transportava 40 crianças

Alerta foi dado pelas 12h50.

Notícias ao Minuto | 13:30 - 23/04/2025

O autocarro incendiou-se ao quilómetro 7,5 da A5, na zona de Carnaxide, concelho de Oeiras. Em declarações à Lusa, fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana de Lisboa da Proteção Civil, referiu que na sequência deste incidente cinco crianças necessitaram de assistência, tendo três delas sido transportadas para o Hospital São Francisco Xavier, por inalação de fumo.

Leia Também: Três crianças assistidas no hospital após incêndio em autocarro na A5

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas